Previdência social dos servidores públicos é tema de debate

15/09/2009

Durante audiência pública realizada no auditório da Assembléia Legislativa, na manhã desta terça-feira (15), o Instituto de Previdência dos Servidores do Rio Grande do Norte (Ipern) lançou uma cartilha para tirar dúvidas dos contribuintes sobre aposentadoria. O evento foi uma iniciativa do deputado Lavoisier Maia. Para Lavoisier, a audiência proporcionou um importante debate para os servidores públicos do Rio Grande do Norte, que puderam conhecer um pouco mais do trabalho do Ipern. 'Agradeço a participação do Ipern, que lançou essa cartilha que tira qualquer dúvida dos servidores', disse o deputado. A presidente do Ipern, Sandra Garcia, afirmou que uma das principais reclamações do instituto é que apenas oito municípios do estado fazem parte do regime próprio de previdência social. 'Apenas em oito municípios do estado os servidores municipais contribuem para o regime próprio. A maioria contribui para o INSS', explicou Sandra, que afirmou que o regime próprio de previdência é 17% mais econômico para o estado do que o regime geral (INSS). A cartilha do Ipern esclarece aos servidores estaduais temas como a aposentadoria por invalidez, aposentadoria voluntária e compulsória, pensão por morte, salário maternidade e auxílio doença. A publicação será entregue gratuitamente em dezenas de repartições públicas e na sede do Ipern, na rua Jundiaí, nº 410, Tirol.