Selo Unale
Legislativo faz parceria com SEAP para assistência psicológica a agentes penitenciários

18/10/2023

Expostos diariamente a tensões e situações de desgaste físico e psicológico, que provocam sérios danos à sua saúde, os agentes penitenciários muitas vezes se afastam das suas funções. É para acolher suas demandas, que a Divisão de Saúde da Assembleia Legislativa está realizando através da equipe de psicólogos, um trabalho de acolhimento através das rodas de conversa.

"Estamos indo para fazer essa escuta, acolher as demandas e elaborar que programas podem ser inseridos para ajudá-los nesse processo", afirmou a psicóloga Helga Torquato.

Já foram realizadas duas rodas de conversa e a terceira acontece na próxima sexta-feira (19), às 9h, com os agentes da penitenciária de Parnamirim. A previsão é que o Legislativo do RN firme um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Administração Penitenciária do RN (SEAP).

A Organização Mundial de Saúde considera o trabalho dos agentes como mentalmente pesado. Diariamente eles trabalham isolados, sempre em alerta, com atenção concentrada. São vários fatores que agravam sua saúde física e mental: sono e alimentação desregulados, ameaça de violência e outros que agravam o sono e geram hipertensão, sintomas de burnout, entre outros.

"A saúde considera o trabalho deles como de sofrimento psíquico, com sintomas psicológicos e físicos, transtorno mental comum, que são insônia, fadiga, irritabilidade, esquecimento, dificuldade na concentração e memória, dor de cabeça, dor abdominal, tosse, fraqueza, entre outros que não têm nada de psicótico. Iremos reforçar com os gestores a importância de se pensar num projeto psicossocial para eles, onde possam ter espaço de acolhimento e de atenção básica e também propor estratégias para melhores condições de trabalho", afirmou Helga.

Acesso Rápido