Fórum alerta para o momento histórico e bom planejamento das cidades-sede
11/09/2009
Durante a abertura do II Fórum Legislativo nas Cidades-Sede da Copa 2014, na tarde desataquinta-feira, 10, o deputado Robinson Faria, presidente da Assembléia Legislativa do RN, disse que o estado vive um momento histórico, no qual a copa, este grande sonho, deixará um legado para todos os norte-rio-grandenses. Robinson fez uma saudação especial ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, 'Um cidadão que se transformou num defensor de Natal e do Rio Grande do Norte. Pelas suas mãos competentes à frente do ministério, marcou uma nova época no esporte brasileiro'. Robinson anunciou, inclusive, que vai apresentar requerimento e irá propor aos colegas parlamentares que aprovem a concessão do título de Cidadão Norte-rio-grandense ao ministro.
O deputado também ressaltou o empenho da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, da governadora Wilma de Faria e de toda a bancada federal do estado para o sucesso e realização da copa em Natal, encerrando: 'Nós podemos. A copa é nossa, é de Natal e do Rio Grande do Norte', disse Robinson, numa alusão ao slogan do presidente americano Barack Obama. Após a abertura oficial, foi realizado o painel Estratégias, Metas e Obstáculos para a Copa, presidido pelo deputado Fábio Faria, onde os representantes dos comitês organizadores fizeram um relato do andamento dos trabalhos.
Estavam presentes ao evento, além das autoridades já citadas, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, a senadora Rosalba Ciarlini, o deputado federal Henrique Eduardo, o deputado Afonso Hamm (presidente da comissão de Turismo e Desporto da Câmara), senador Leomar Quintanilha (da comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado), o vice-presidente da CBF, Weber Magalhães, além representantes do BNDES, do Ministério do Turismo, do Fórum Nacional de Secretários de Turismo, dos conselhos nacionais de Turismo e do Comércio, secretários estaduais e municipais, entre outras autoridades.
Micarla afirmou que Natal estará totalmente preparada para este verdadeiro acontecimento e se confirmará como a melhor sede da Copa 2014: 'Natal não será mais uma. Nós queremos empregos, queremos uma copa que mude para sempre a história do nosso povo e estamos trabalhando para isso', disse.
O ministro Orlando Silva agradeceu a homenagem que lhe será proposta e mencionou o esforço da classe política do estado em prol desta causa, destacando especialmente a atuação do deputado Fábio Faria para Natal ser uma das sedes. Disse que todos ali presentes têm a obrigação de aproveitar a oportunidade que é sediar um evento deste porte, por sua visibilidade mundial e pela chance de se consolidar como referenciais internacionais 'Será uma oportunidade de qualificar serviços, mão-de-obra, rede hoteleira. Tudo isso vai se beneficiar. Depois que passar a copa do mundo a população terá estádios de ultima geração. A copa vai ser uma grande oportunidade para o Brasil e particularmente para Natal', afirmou, desejando sucesso à cidade, para que seja a melhor sede entre todas.
Em seu breve pronunciamento, a governadora Wilma de Faria disse que o projeto Arena das Dunas foi considerado o melhor tanto pelo projeto em si, como pela rede hoteleira e localização do estádio: 'O RN ficou à frente de outros estados bem mais poderosos e vamos trabalhar para que esta copa seja a melhor dos últimos tempos', concluiu a governadora.
Painel
Durante o painel Estratégias, Metas e Obstáculos para a Copa 2014 em Natal, o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, disse que o prazo máximo para o início das obras de construção da Arena das Dunas é março de 2010 e a demolição do estádio Machadão para janeiro de 2011. O painel foi apresentado durante o II Fórum Legislativo nas Cidades-Sede da Copa 2014, que foi realizado na sede da Assembléia Legislativa do RN.
Segundo o secretário, o estádio deve ficar pronto até 31 de dezembro de 2012, conforme a Fifa determina. 'Trabalhamos hoje focados no aspecto técnico, nos estudos e projetos que estão sendo desenvolvidos'. Fernandes apresentou o cronograma de trabalho já realizado até o momento e as próximas ações.
Representando o BNDES, Ricardo Gomide disse que a magnitude deste evento obriga o setor público a se planejar e antecipar prioridades, canalizar recursos para obtenção dos melhores resultados. Ressaltou o incremento econômico em vários setores não só para a sede, mas para outros municípios, com a interiorização do turismo, entre outras conseqüências benéficas. O vice-presidente da CBF, Weber Magalhães, fez um alerta às autoridades presentes, a fim de que a infra-estrutura criada não fique ociosa.
Durante o painel, a prefeita citou que uma das preocupações do município é com a sustentabilidade durante as ações para concretizar 'essa oportunidade única, que pode mudar a história da cidade'. O primeiro fórum foi realizado em Manaus. O próximo vai acontecer em Manaus, na próxima segunda-feira, 14. 'Com essas explanações, a partir de hoje muitas pessoas deixarão de ter dúvidas quanto ao cumprimento dos prazos e andamento dos trabalhos', disse o deputado Fábio Faria.