14/11/2023
A deputada Divaneide Basílio (PT) defendeu em plenário o projeto de sua autoria, reconhecendo como patrimônio cultural e imaterial do RN a Congada de São Benedito, que faz parte do festejo devocional religioso e cultural da arte negra, em São Gonçalo do Amarante. A parlamentar se pronunciou durante a sessão plenária desta terça-feira (14). A Congada já foi reconhecida como patrimônio imaterial e cultural da cidade de São Gonçalo do Amarante.
"No mês em que celebramos a Consciência Negra, é de suma importância destacarmos a importância desse festejo. A proposta da Congada é de trazer ação educativa antirracista. É uma ação afirmativa, que sempre contribuiu para o fortalecimento da grandeza e da identidade negra em ambientes que outrora a marginalizaram", disse a parlamentar.
A tradicional festa de São Benedito é comemorada há mais de 300 anos na Igreja Matriz de São Gonçalo, construída por portugueses no século XVIII. A ideia da Congada surgiu no ano de 2014, mas só saiu do papel para as ruas no ano de 2018, com o propósito de fazer uma homenagem a São Benedito, patrono das congadas, buscando fortalecer as tradições orais por meio da dança, do teatro e da música.
Álbum de fotos