Finanças, saúde e infraestrutura pautam líderes da ALRN

30/04/2024

A situação financeira dos municípios e do Estado, a necessidade de convocação de novos concursados para a saúde pública potiguar e a infraestrutura de Natal pautaram o horário dos líderes na sessão desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O primeiro a se pronunciar foi o deputado estadual José Dias (PSDB). O parlamentar relembrou que na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), municípios e estados brasileiros conseguiram recuperar suas finanças. "Estatísticas mostram que antes do Governo Bolsonaro quase todos estados e municípios estavam no vermelho. Quando ele saiu o país tinha situação absolutamente contraria", disse.

José Dias enfatizou a importância das próximas eleições municipais para que essa realidade possa começar a mudar. "É situação caótica que estamos vivendo, mas vamos recuperar e temos caminho mais curto. Temos agora eleição municipal, momento absoluto de reflexão do povo”.

Em seguida, a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) solicitou a convocação dos aprovados no último concurso para a Saúde, que estão em cadastro de reserva. A parlamentar revelou que o Governo tem firmado muitos contratos temporários para o setor, em vagas que poderiam ser ocupadas justamente pelos concursados que aguardam serem chamados.

"Mas o Governo quer fazer outro concurso tendo essas pessoas aptas a assumirem seus cargos. Por que fazer outro concurso se existe a possibilidade de chamar esses profissionais? É totalmente possível essa substituição e de imediato seria sanado problema", afirmou Cristiane.

Por fim, a deputada estadual Eudiane Macedo (PV) destacou audiência pública que realizou na semana passada por iniciativa do seu mandato. Na oportunidade, foi promovido um debate sobre os desafios de moradia nos Loteamentos na zona Norte de Natal, com ênfase na drenagem, pavimentação e esgotamento sanitário.

"Há mais de 30 anos esses loteamentos enfrentam problemas relacionados a falta desses serviços. Mas duas ausências nos chamou a atenção. A Prefeitura não mandou representante e a Secretaria de Infraestrutura do município disse que não era sua responsabilidade. Como não é? Nos reunimos com eles para debater assunto 4 vezes", disse a deputada. Segundo Eudiane, "as pessoas pagam IPTU e não têm direito ao básico. É uma falta de interesse muito grande por parte da Prefeitura. Não vamos deixar de cobrar e dar visibilidade. A ausência foi uma falta de respeito e consideração com os moradores desses loteamentos ao não mandar representante", finalizou.