Assembleia avalia positivamente 2ª edição do RN Cidades e foca em parcerias

11/05/2024

A participação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na segunda edição do RN Cidades - a Feira dos Municípios Potiguares, foi marcada por um engajamento significativo na promoção do desenvolvimento sustentável e na integração entre o Legislativo e os municípios do estado. O evento, realizado de quarta-feira (8) a sexta-feira (10) no Centro de Convenções de Natal, foi uma oportunidade ímpar para destacar a importância da parceria entre os poderes legislativo e municipalista para o avanço coletivo.

A Feira dos Municípios Potiguares, organizada pela Federação dos Municípios do RN (Femurn), é reconhecida como um dos principais encontros municipalistas do estado, proporcionando um ambiente propício para o diálogo e o fortalecimento das relações entre os municípios. Neste contexto, a presença ativa da Assembleia Legislativa foi crucial para promover o debate de temas cruciais para o desenvolvimento local.

Na noite desta sexta-feira, o diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho, ministrou uma palestra que tratou sobre a importância do Legislativo no desenvolvimento sustentável dos municípios potiguares, focando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constituem uma agenda global delineada pelas Nações Unidas, composta por 17 metas destinadas a serem alcançadas até 2030. Essas metas são direcionadas a uma ampla gama de áreas, abrangendo desde a erradicação da pobreza até a promoção da igualdade de gênero. O objetivo dos ODS é não apenas fomentar o crescimento econômico, mas também garantir que esse crescimento seja inclusivo, equitativo e ecologicamente consciente, buscando uma transformação positiva que beneficie tanto as presentes quanto as futuras gerações.

Abordando a ALRN como centro da discussão de políticas públicas que atendam aos ODS, o diretor José Bezerra Marinho falou sobre três objetivos da Escola da Assembleia no Legislativo, que são contribuir com a formação de deputados e corpo técnico; direcionar ações que promovam os ODS no Legislativo; e desenvolver uma ferramenta para captura, análise e processamento de dados sobre os ODS no RN.

"São objetivos que estamos trabalhando diuturnamente e, com o apoio da gestão da Assembleia Legislativa, conseguiremos alcançar nossa meta", explicou o diretor.

Avaliação

Um dos destaques da participação da Assembleia foi a exposição dos serviços oferecidos pela Casa fora do Palácio José Augusto. O estande da Assembleia recebeu uma grande movimentação de visitantes interessados em conhecer de perto as iniciativas voltadas para os municípios. Entre essas iniciativas, a Escola da Assembleia se destacou como uma instituição que promove a capacitação de servidores públicos municipais de todo o estado, além de oferecer oportunidades de qualificação para a população potiguar em geral.

Além da Escola da Assembleia, outras diretorias e órgãos da Casa também foram representados, cada um desempenhando um papel fundamental no apoio aos municípios e na promoção do bem-estar da população. A divulgação do trabalho realizado por esses órgãos reforça o compromisso da Assembleia em estar próxima dos cidadãos e oferecer suporte às demandas municipais.

A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, cuja função é promover a defesa dos direitos das mulheres e a igualdade de gênero, além de desenvolver ações e políticas voltadas para o enfrentamento da violência e discriminação de gênero, esteve no evento. Sua participação na feira demonstra o engajamento da Assembleia na promoção da equidade e no combate às desigualdades.

A Diretoria de Políticas Complementares também esteve representada, sendo responsável por promover ações sociais nos municípios potiguares visando o bem-estar da população. Sua presença na feira evidencia o compromisso da Assembleia em atuar de forma abrangente e holística, abordando não apenas questões legislativas, mas também sociais, em prol do desenvolvimento sustentável do estado.

Além desses setores, a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa marcou presença, levando informações sobre o trabalho dos deputados e as atividades legislativas para os cidadãos e gestores municipais. Sua participação na feira reforça o papel da Assembleia como um canal de comunicação transparente e acessível, aproximando-se da população e garantindo a disseminação de informações relevantes sobre o poder legislativo estadual.

Por fim, a Diretoria de Tecnologia da Informação também foi representada, sendo responsável pelo desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que facilitam e aprimoram os processos legislativos e administrativos da Assembleia. Sua presença na feira destaca o compromisso da Assembleia em utilizar a tecnologia como aliada na promoção da transparência, eficiência e modernização do legislativo estadual, beneficiando tanto os parlamentares quanto os cidadãos e gestores municipais.

A participação ativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na 2ª edição do RN Cidades reforçou a importância da integração entre os poderes públicos e os municípios para o desenvolvimento sustentável do estado. Através do diálogo constante e da oferta de serviços e apoio técnico, a Assembleia reafirmou seu compromisso em ser parceira dos municípios potiguares na busca por um futuro mais próspero e igualitário para todos os cidadãos.

"Estamos extremamente satisfeitos com a participação da Assembleia neste encontro. Pudemos mostrar o que o Legislativo tem a oferecer aos municípios através de alguns dos nossos setores e já firmamos parcerias para o desenvolvimento das cidades. Nosso estande foi bastante procurado e, com toda certeza, saímos daqui com uma sensação de que os laços foram ainda mais estreitados", disse a diretora-geral da Presidência da Assembleia, Dulcinéia Brandão.