Escola da Assembleia Legislativa do RN realiza o I Encontro da ABEL - Região Nordeste

13/05/2024

Com o tema "Educação Legislativa: Uma Revolução Silenciosa a favor do Brasil", a Escola da Assembleia Legislativa do RN (EALRN) realizou em parceria com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) o “I Encontro da ABEL - Região Nordeste”, nesta sexta-feira, 10, no Hotel Holiday INN.

O evento, que recebeu aproximadamente 100 pessoas, destacou a importância da educação legislativa para o progresso e o fortalecimento democrático do Brasil. A conferência foi uma oportunidade de debates estratégicos para promover uma cultura de transparência e participação política, cidadã e profissional no processo legislativo.

Ao longo do dia, os participantes exploraram uma série de palestras e painéis envolvendo assuntos relevantes, como: “Por uma Nova Escola do Legislativo”, com o doutor em Letras e Educação, Rildo Cosson; “Estratégias para Fortalecer e Expandir as Escolas Legislativas no Brasil”, ministrada pelo diretor da EALRN, José Bezerra Marinho e pela assessora da presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense, Marluce Gonçalves.

Além disso, o intérprete de Libras e consultor em Acessibilidade e Inclusão, Jadson Nunes, apresentou o painel “Barreiras Invisíveis: Desvendando o caminho para uma Educação Legislativa Acessível”. O tema foi um convite para os presentes compreenderem e implementarem medidas para possibilitar o acesso das pessoas com deficiência às instalações físicas para participar das ações educacionais desenvolvidas nas casas legislativas.

“Foi um dia de muito conhecimento e troca de experiências. Com 10 horas de intenso trabalho, debatemos opiniões diversificadas, com diálogo aberto, trazendo aprendizados, considerando as características próprias do Nordeste, tanto do nosso processo político como da nossa educação legislativa”, explica o diretor.

O encontro contou com a presença de representantes dos estados do Maranhão, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Santa Catarina e Minas Gerais, além de escolas municipais do RN. Todos aproveitaram a oportunidade de discutir o papel da Escola do Legislativo atualmente, um dos pontos altos da conferência.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Roberto Lamari, o intercâmbio regional proporcionou um espaço para discutir desafios comuns, compartilhar soluções inovadoras e fortalecer redes de colaboração entre as instituições.

“Essas relações recíprocas, de ordem educacional, dão a chance de aprendermos com as experiências de outras regiões, ampliar a visão sobre questões legislativas e administrativas, e adotar abordagens mais eficazes em nossos programas de formação, além de contribuir para a integração e o fortalecimento da comunidade legislativa, promovendo um ambiente de cooperação e aprendizado contínuo”, afirma Lamari.

Outro assunto importante destacado na ocasião, e não menos importante, foi a celebração da data escolhida como marco da consolidação da Educação Legislativa no país: 15 de maio, quando o Brasil irá comemorar, pela primeira vez, o dia Educação Nacional Legislativa.