"Semana Nacional da Educação Legislativa" tem encerramento com palestra em Parnamirim

21/05/2024

O encerramento aconteceu na última sexta-feira, dia 17 de maio, no auditório da Câmara Municipal de Ceará-Mirim. Á convite da diretora da Escola Legislativa do município, Josilane Marques, o diretor da EALRN, José Bezerra Marinho, marcou o encerramento com a palestra esclarecedora intitulada "Educação Legislativa: Uma Revolução Silenciosa a Favor do Brasil".

Em suas palavras, Marinho levou a todos os presentes a uma reflexão com o intuito de conscientizar parlamentares, servidores e a sociedade em geral sobre a importância da educação como ferramenta essencial para o desenvolvimento democrático e social.

A palestra destacou, ainda, o papel essencial da educação legislativa para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e informada. Ele abordou como a formação de servidores e cidadãos em temas legislativos pode transformar a relação entre a população e o poder público, tornando os processos legislativos mais transparentes e acessíveis.

O diretor enfatizou que a educação legislativa é uma revolução silenciosa, que ocorre de forma gradual e muitas vezes despercebida, mas que possui um impacto profundo. “Através da educação legislativa, estamos capacitando pessoas para compreenderem melhor suas responsabilidades, direitos e deveres, além de promoverem uma participação mais qualificada no processo democrático,” afirmou.

Comemorada pela primeira vez no Brasil, entre os dias 13 e 17 de maio, a Semana Nacional da Educação Legislativa, realizou uma série de ações incluindo formação técnica e pessoal, debates, live e palestras. Todas voltadas para o fortalecimento da educação legislativa no estado do RN e no país, promovidas pela Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN).

Durante toda a semana também foram destacadas a necessidade de investimentos contínuos em programas educativos e de políticas públicas mais eficazes que aproximem o legislativo da sociedade. As atividades promovidas nesses dias sublinharam a relevância de um cidadão bem-informado para a consolidação das instituições igualitárias.

Marco da consolidação da Educação Legislativa no país é 15 de maio, dia da criação da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas – ABEL, que desde 2003, quando foi criada no Instituto Legislativo Brasileiro – ILB e no Senado federal, reúne as Escolas Legislativas de todo o país e contribui para a institucionalização da Educação Legislativa nos Parlamentos e Tribunais de Contas.

Essa memoração foi um marco significativo na agenda educacional do país, refletindo um esforço conjunto para ampliar o conhecimento e a participação cidadã nas questões legislativas. Os organizadores esperam que o evento se torne uma tradição anual, incentivando cada vez mais a valorização da educação legislativa em todas as esferas governamentais.