Com foco na Educação Legislativa a EALRN participou do 39º encontro da Abel, em Brasília

12/06/2024

Durante os últimos dias 5, 6 e 7, o diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN), José Bezerra Marinho, acompanhado de sua equipe composta pela chefe de gabinete, Isis Libanio, pela Chefe de Divisão Acadêmica, Kássia Moura e pela servidora Renailda Araújo Souza, esteve presente no 39º Encontro Nacional promovido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), em Brasília.

Compondo a mesa, estiveram Jane Marrocos, diretora da Escola do Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Fernando Meneguin, diretor Executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Florian Madruga, presidente de honra da ABEL, Roberto Lamari, presidente da ABEL, Márcio Tancredi, diretor-executivo de Gestão do Senado Federal e Márcio Martins, representante do CEFOR/CD. A abertura aconteceu com a palestra da aula magna "Equidade de Gênero", habilidosamente ministrada pela diretora do Comitê de Igualdade do Senado Federal, Stela Maria Vaz.

“Com foco na Educação Legislativa, o evento reuniu representantes de escolas legislativas e de tribunais de contas de todo o Brasil, promoveu a troca de experiências e discussões essenciais desta temática”, explica Kássia Moura.

Também foram debatidos controles e interno e externo na educação legislativa, uma prática que proporciona aos cidadãos, estudantes, funcionários públicos e demais interessados um entendimento mais amplo e aprofundado sobre o funcionamento da democracia representativa, incentivando a participação cívica, o debate de políticas públicas e a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos no contexto legislativo.

Segundo o presidente da ABEL, Roberto Lamari, o encontro foi uma oportunidade de aproximar as pessoas que fazem a educação legislativa acontecer em mais de 400 municípios brasileiros, permitindo que se conectem, troquem experiências e realizem ações futuras de forma colaborativa.

"Isso aumenta que cada vez mais a nossa responsabilidade para o que vem sendo feito e pode ser construído por nós. As portas estão abertas e queremos ser mais provocados pois o ABEL tem que ser aquilo que os associados desejam e não o que ela quer que os associados sejam. A ABEL existe e avança graças a participação e comprometimento de todos", comemora o presidente Lamari.

Participaram ainda do evento, Rildo Cosson, doutor em Letras e Educação, autor de livros, pesquisador do CEALE – UFMG e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba, que abordará o tema “Uma Escola para o Legislativo”; e Humberto Dantas, doutor em Ciência Política e coordenador de graduação da Fipe, que debaterá com os participantes sobre “Escolas do Legislativo em Rede e a Longo Prazo”. A programação também contempla apresentações das atividades das escolas em diferentes regiões do país.