Legis Vídeo: ferramenta criada pela ALRN é utilizada por outras casas legislativas

27/06/2024

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte segue fazendo valer suas premiações nas áreas de gestão e inovação. Nesta semana, mais uma ferramenta criada pela Diretoria de Gestão Tecnológica da Casa foi implantada em outro parlamento do Brasil. O Legis Vídeo agora também está sendo utilizado pela Câmara Municipal de Barretos, no interior de São Paulo. A implementação foi totalmente gratuita e ocorreu sem nenhum gasto para as Casas Legislativas.

O sistema consiste em uma aplicação web que gerencia o conteúdo audiovisual produzido pelas TVs Legislativas a partir de atividades parlamentares, facilitando cortes e a reprodução do conteúdo pelos parlamentares em suas redes sociais, mas também pela imprensa e pela própria sociedade. Durante a conferência dos Legislativos Estaduais (Unale), em novembro do ano passado, no Ceará, a ALRN oficializou a parceria com a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) com o objetivo de disponibilizar a ferramenta Legis Vídeo às TVs legislativas associadas à entidade.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Diretoria de Gestão Tecnológica, Berg Freire, o acordo de parceria entre a ALRN e a Câmara de Barretos foi mais um firmado no país, que já tem aproximadamente 10 parlamentos e o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte com tratativas em curso ou já com a ferramenta implementada. Em todos os casos, não há gasto público.

"As casas fazem parte da rede colaborativa, trocamos informações e fazemos sem custos. A implementação também ocorre de maneira remota, o que não traz gastos para a Assembleia", explicou Berg Freire. Além da Câmara de Barretos, também terão a ferramenta as câmaras de Bauru (SP), Divinópolis (MG), Piracicaba (SP), Sete Lagoas (MG), Botucatu (SP), Guarulhos (SP), Lapa (PR), Jaboticabal (SP) e Natal, além do TCE/RN.

Para o diretor de Gestão Tecnológica, Mário Sérgio Gurgel, o interesse pelas ferramentas desenvolvidas pela equipe da Assembleia demonstra que a Casa tem seguido no caminho correto na inovação e otimização das ferramentas tecnológicas.

"Estamos felizes pelo interesse demonstrado pelo público em nosso sistema. Isso reforça o compromisso da Assembleia do RN com a transparência legislativa e o engajamento cívico. O Legis Vídeo representa um avanço significativo na democratização do acesso às atividades legislativas, facilitando a transparência e o acompanhamento do trabalho parlamentar pela sociedade", destacou Mário Sérgio.