09/08/2024
A Procuradoria Especial da Mulher (ProMulher) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte lamenta a morte de uma candidata a vereadora de Venha-Ver, no Alto Oeste potiguar. Edivania Bezerra de Freitas, de 44 anos, foi encontrada morta na madrugada desta sexta-feira (9) embaixo de um carro e dentro de um barreiro de água, na zona rural do município.
Um homem que estava com ela no momento da morte foi preso pela Polícia Civil no Ceará. De acordo com a polícia, ela teria um relacionamento com o suspeito. Após a morte dela, o homem deixou o local e entrou em contato com a família, dizendo que Edivania teria morrido em um acidente.
A ProMulher, no exercício de sua atribuição de zelar pelos direitos das mulheres, reforça que não pode conviver indiferentemente com mais um fato como este. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesed) apontam que nos seis primeiros meses do ano, 13 feminicídios foram contabilizados no Rio Grande do Norte. No mês de julho, em um intervalo de uma semana, pelo menos três mulheres foram mortas no interior do Rio Grande do Norte em crimes com características semalhantes.
Na semana em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos, é importante lembrar que a banalização deste crime nos faz esquecer que o Art. 6º da Lei Maria da Penha definiu a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos, isto é, a direitos que também ferem – a cada crime – a humanidade comum.