15/08/2024
Em resposta a questionamentos levantados durante a sessão plenária desta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa, o deputado Francisco do PT, líder do Governo na Casa, repercutiu o fato do Rio Grande do Norte ter figurado em último lugar na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), publicado em 2023. O parlamentar comentou o desempenho do estado e sugeriu que o debate seja ampliado em busca de soluções para o cenário.
“De fato é algo preocupante e que merece reflexão profunda, mas não passa apenas pelo atual governo, já que a nota do Ideb, mesmo tendo sido a última, ainda é uma das melhores notas da série histórica para o RN, que sempre conviveu entre a última ou penúltima colocação. Merece sim ampliarmos esse debate pois me parece algo estrutural e não conjuntural”, avaliou Francisco.
Ainda de acordo com ele, apesar da última posição no ranking do Ideb, “o Rio Grande do Norte foi o quinto estado que mais cresceu quando comparadas as notas da edição de 2021 para a edição de 2023. Estados maiores, como São Paulo e Rio de Janeiro, diminuíram suas notas”, acrescentou o deputado, destacando ainda o fato de Natal também figurar em último lugar no índice dentre as capitais federais.
Também em resposta a outros questionamentos levantados por seus pares, Francisco do PT esclareceu que o concurso da educação do ano de 2015 está, além de vencido, judicializado. “Acho legítima a reivindicação de um conjunto de aprovados naquele concurso que entraram na justiça para serem convocados para ocupar vagas que hoje estão ocupadas por processo seletivo, mas é importante destacar também que o concurso está vencido – mesmo tendo seu prazo prorrogado durante a pandemia por proposição do deputado Hermano Morais aprovada nesta Casa naquela ocasião”, explicou.