02/09/2024
A Escola da Assembleia Legislativa do RN (EALRN) e a Rede de Escolas Judiciais e de Governo (REJUG) abriram nesta segunda-feira (02), o curso ‘Análise de Risco de Pessoa e Análise de Risco em Segurança Orgânica – Metodologia ARSO e ARP’, que acontecerá até a próxima sexta-feira (06), das 8h às 17h, no plenarinho Cortez Pereira, na sede do Poder Legislativo Estadual.
O diretor da EALRN, José Bezerra Marinho, iniciou a sessão demonstrando a grande satisfação que a Escola e a REJUG têm em oferecer essa oportunidade aos valorosos policiais do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). “Vivemos em tempos em que a segurança pública enfrenta desafios cada vez mais complexos e dinâmicos, exigindo de todos nós uma constante atualização e aperfeiçoamento”.
O diretor da Escola da Magistratura Federal (ESMAFE) e representante da REJUG, o Juiz Federal Marco Bruno Miranda, vê essa oportunidade como singular para avançarmos nas estruturas de segurança de cada instituição e que possam efetivamente atuar com a devida interação.
Essas duas técnicas são essenciais para profissionais de segurança, gerentes de risco e outros envolvidos na proteção de pessoas e organizações contra ameaças potenciais e visam ampliar o conhecimento sobre os fundamentos da gestão de risco, especialmente em relação a pessoas e segurança de instalações.
Durante 40h, os participantes desenvolverão a competência para reconhecerem a importância da gestão e análise de risco para o assessoramento da tomada de decisão e ainda, aprenderão a utilizar os métodos ARSO e ARP, como ferramenta de assessoramento ao processo decisório, bem como compreenderão sua importância na produção de conhecimento de inteligência. Uma oportunidade imperdível para quem deseja desenvolver habilidades essenciais no Gabinete de Segurança Institucional - GSI.
Para o coordenador do curso, major da PMRN, Carlos Bezerra, do ponto de vista da eficiência pública, existe uma ferramenta que ela pode, de forma técnica, direcionar as decisões para que elas sejam tomadas dentro da necessidade e possibilidade dos recursos. Do outro ponto de vista, “nós congregamos atores que atuam dentro dos gabinetes de segurança institucional, bem como fazemos uma rede de relacionamento que permite que nós possamos, dentro desse contexto, otimizar ainda mais essa ferramenta com a interação do conhecimento entre os poderes e os gabinetes de segurança”.
O curso será ministrado por duas autoridades na área: Felipe Scarpelli, especialista em Gestão de Riscos e Segurança Pública, mestre em Gestão de Riscos, Agente da Polícia Federal e coautor de métodos de análise premiados, com uma vasta experiência em inteligência estratégica. E ainda, Alessandre Reis, Agente da Polícia Federal com 20 anos de experiência, especialista em Análise de Riscos, coautor de metodologias de análise premiadas e professor de Inteligência Policial na Academia Nacional de Polícia.
“Eu espero que os cursistas tenham certeza de que vão conhecer uma metodologia que vai permitir que os GSIs entendam o processo de identificação e avaliação de riscos. Cada uma com as suas peculiaridades, vamos oferecer para eles ferramentas que vão permitir que desenvolvam o que é melhor para cada instituição. A nossa certeza é que ao final, todos saíam daqui com essa habilidade”, torce o professor Alessandre Reis.
Já o ministrante Felipe Scarpelli explica que vai apresentar um modelo que foi desenvolvido para analisar risco e dar uma base técnica para o processo de tomada de decisão com relação à segurança, tanto institucional quanto segurança de autoridades e de pessoas de uma forma geral. “Nós temos várias instituições aqui, e elas vão poder aplicá-las de forma única e adequar para a realidade de cada uma, por meio de uma percepção dentro de uma estrutura macro”, finaliza Scarpelli.
Participaram também do evento, o diretor financeiro e administrativo da ALRN, Pedro Cascudo, representando a Casa, o Chefe de Gabinete da Escola Judiciária Eleitoral, Solón Almeida, coordenador do GSI da Justiça Federal, Cel. Túlio Cezar Alves, Capitão de Corveta da Marinha, Adriano de Almeira e Coronel do Corpo de Bombeiros, Jerbes de Lucena.