Selo Unale
“Inteligência Estratégica no processo decisório” é tema de Workshop na ALRN

16/09/2024

Voltado para servidores do Legislativo estadual, da Fundação Djalma Marinho e de entidades parceiras, o workshop "A Importância da Atividade de Inteligência Estratégica no Processo Decisório" foi realizado na manhã desta segunda-feira (16). O evento foi promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), em parceria com a Escola da Assembleia Legislativa (EALRN), reforçou a importância do fortalecimento da segurança institucional.

"É com grande satisfação que celebramos a realização deste workshop, um evento que reforça nosso compromisso com a segurança e a capacitação contínua. Agradeço a todos os envolvidos por sua dedicação e engajamento, e espero que possamos continuar avançando juntos, em prol de um futuro mais seguro e preparado”, ressalva o diretor da EALRN, José Bezerra Marinho.

O coordenador do Gabinete de Segurança Institucional da ALRN, Cel. Pires, agradeceu aos palestrantes e facilitadores que, generosamente, compartilharam seu tempo e suas experiências. “Tenho certeza de que saímos daqui mais enriquecidos, com novas perspectivas e ferramentas para aplicarmos em nossas vidas pessoais e profissionais”.

A abertura foi conduzida pelo coordenador do seminário, major Carlos Bezerra, e logo em seguida passou a palavra para o primeiro palestrante do dia, o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SESED/RN), Coronel Francisco Araújo, que destacou o tema "A Importância da Atividade de Inteligência no Processo Decisório em Nível Estratégico".

Segundo o secretário, a atividade de inteligência é um alicerce essencial no processo de assessoramento ao Estado, sendo um recurso estratégico para a tomada de decisões governamentais. "É essencial que o serviço de inteligência seja institucionalizado, integrando de forma permanente o planejamento e as operações de comando, onde seu papel se torna indispensável à missão de governar", afirmou.

Durante sua explanação, o Coronel Araújo também destacou que "o momento mais sublime das nossas atividades é quando prestamos um serviço que transforma a vida das pessoas para melhor", evidenciando o impacto social da atuação da inteligência no governo.

Após a fala do secretário, a superintendente da Agência Brasileira de Inteligência no RN (ABIN), Fernanda de Oliveira Müller, apresentou a palestra sobre "Inteligência e Assessoramento", trazendo à tona o desafio de atuar em uma área que, por sua natureza, não pode ter suas ações amplamente divulgadas. "Estamos vivenciando um momento histórico, onde estamos desconstruindo estigmas e nos aproximando da população, ainda que nossas atividades precisem permanecer em sigilo", ressaltou.

Dividida em temas como a Atividade de Inteligência, Documentos Balizadores, Ameaças e Oportunidades e o Assessoramento de Alto Nível, a palestra da superintendente ampliou o entendimento sobre a relevância e a complexidade da inteligência no assessoramento estratégico.

O encerramento do workshop ficou a cargo do comandante do Policiamento Metropolitano da Polícia Militar do RN, Coronel Antônio Pessoa de Souza Júnior, que discorreu sobre "O Papel do Usuário Estratégico na Atividade de Inteligência", reforçando a conexão entre as atividades de inteligência e a segurança pública no cenário estadual.

Entre os presentes no evento, estiveram a diretora da presidência da Assembleia Legislativa do RN, Dulcinéa Brandão, diretor administrativo e financeiro, Pedro Cascudo, além de gestores e servidores da Casa.

 

Acesso Rápido