18/09/2024
O encerramento das atividades foi marcado, último dia 17, por um ciclo de palestras, realizado na Escola da Assembleia Legislativa do RN (EALRN). As temáticas proporcionaram uma profunda imersão sobre a realidade no mercado de trabalho. Foram destacadas as oportunidades e desafios do setor, conectando os formandos com as tendências e inovações que moldam o futuro da tecnologia.
A programação incluiu quatro importantes temas: Fernando Santos, da ONG RENAPSI, abriu o evento com a palestra “Formatação de Currículo e Simulação de Entrevista”, destacando a importância de uma boa apresentação profissional.
“Para mim, foi uma experiência muito bacana tratar com os adolescentes questões sobre formatação de currículo e postura profissional. Pude apresentar para eles como é estar no mercado de trabalho e abraçar as oportunidades que nos aparecem”, explicou.
Em seguida, Flávio Sales, da empresa Maxmeio, abordou as “Oportunidades de Atuação no Empreendedorismo”, tema que também foi explorado por Joilson Abrantes, da LogAp, sob uma perspectiva voltada à incubação de empresas no IMD/UFRN.
Para Joilson, ao incluir esses adolescentes no universo tecnológico desde cedo, eles têm a oportunidade de explorar diversas carreiras e construir uma base sólida para o futuro, seja no empreendedorismo, no ensino superior ou diretamente no mercado de TI. Observando a turma concluinte, nota-se uma maturidade notável em relação à tecnologia da informação e às soft skills, em um nível não usual para alunos do ensino médio. “Grande parte desse desenvolvimento estão relacionada ao curso de Programação WEB que eles realizaram, refletindo o impacto positivo dessa formação”, acredita.
O ciclo foi complementado por Simone Pedrosa, coordenadora de Recursos Humanos do SEBRAE, que trouxe valiosas orientações sobre “Competências Essenciais para o Mercado de Trabalho”.
“O mercado de trabalho atual exige um equilíbrio entre competências técnicas e soft skills, com ênfase na adaptabilidade, colaboração, pensamento crítico e contínua busca por inovação. Desenvolver essas habilidades é essencial para navegar com sucesso nas complexidades e oportunidades do cenário profissional moderno”, finaliza.
Após doze meses de dedicação, 13 jovens concluíram, o curso de Programador WEB, uma capacitação em tecnologia, na Escola da Assembleia Legislativa do RN, programa fruto de uma parceria entre a EALRN e o setor de Gestão Tecnológica do Legislativo. Com uma carga horária de 400 horas, combinando teoria e prática no Laboratório de Informática da Escola, os alunos, com idades entre 14 e 20 anos, eram dependentes de servidores e terceirizados do Legislativo.
O próximo capítulo dessa jornada será escrito, amanhã, dia 19 de setembro, quando os formandos participarão da cerimônia de certificação, a ser realizada na sede do Poder Legislativo Estadual. O evento promete ser um momento de celebração e reconhecimento, não apenas para os alunos, mas também para suas famílias e todos os envolvidos no programa.
A iniciativa reforça o compromisso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte com a educação e a qualificação profissional dos cidadãos potiguares, preparando jovens para ingressarem com confiança no setor tecnológico.