20/09/2024
O contato com outras realidades e estruturas educacionais ajuda a disseminar o conhecimento legislativo, fortalecendo a cultura política e democrática nos diversos estados, além de expandir a atuação institucional das escolas legislativas, permitindo que estejam sempre atualizadas com as melhores práticas do país, e reforçando seu papel na formação de servidores públicos e da sociedade.
Dessa forma, no último dia 17 de setembro, representantes da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN) realizaram uma visita técnica à Unipace (Universidade do Parlamento Cearense) e ao Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em Fortaleza. As visitas tiveram como foco o intercâmbio de conhecimentos e a troca de experiências sobre programas educacionais voltados à capacitação legislativa.
Na ocasião, os servidores da EALRN Ana Larissa Davin, Marlon Tavares e Tereza Saldanha foram recebidos, calorosamente, pela diretora da Unipace, Lídia Lourinho, que apresentou a estrutura da universidade, composta por 23 salas de aula bem equipadas, laboratórios de informática, biblioteca e um auditório moderno. Durante a visita, foram detalhados os cursos oferecidos pela Unipace, como programas de MBA, qualificações para servidores e cursos de extensão. A apresentação foi enriquecida pela participação da responsável pelos cursos de pós-graduação, Maruza Leal e pela coordenadora de qualificação dos servidores, Norma David.
Atenciosa, Lídia Lourinho falou da importância da troca de conhecimento entre as escolas legislativas de todo o país. “Estamos muito felizes com a visita técnica dos nossos colegas da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. É uma troca de informações, ideias e ações”, ressaltou.
Para a diretora a experiência é muito interessante porque a EALRN tem características próximas da Unipace, por também ser da mesma região, dentro de uma mesma imersão cultural. “Com isso conseguimos estreitar laços e construir uma parceria que venha a fortalecer a educação legislativa em nossa região”, ponderou a diretora.
Dentre as demais atividades oferecidas pela Unipace identificamos uma que já desempenhamos no Rio Grande do Norte, através do nosso projeto Integra RN. Ambos têm o mesmo objetivo: expandir parcerias com os munícipios com o intuito de promover a criação de escolas legislativas locais, para capacitar a população das cidades menores que tem poucos recursos, e são contempladas com qualificação de alto nível com professores renomados, permitindo que a educação de qualidade chegue aos lugares mais remotos.
Assim como no RN, as ofertas de qualificação são voltadas prioritariamente para os servidores da Alece, e só abrem vagas ao público externo em ocasiões específicas.
Entre os destaques da visita, chamou atenção o Projeto Superação, que oferece educação para jovens e adultos (EJA) visando a conclusão do ensino médio. A Unipace também disponibiliza cursos de idiomas, voltados tanto para servidores quanto para seus dependentes.
Após a imersão nos programas da Unipace, o grupo potiguar fez um tour pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará. A instituição preserva a memória e a história política cearense, além de despertar o interesse do público pelo parlamento local através de visitas guiadas e atividades educativas.
Dando continuidade à visita, foram apresentados toda a estrutura da Alece, seguido por uma reunião com os gestores da Universidade do Parlamento Cearense. Na ocasião, a servidora Larissa Davin demonstrou bastante interesse nas trocas, nos conhecimentos do que ainda não temos e que possam ser implementados na EALRN.
Compartilhando um pouco das nossas próprias experiências, no RN, a servidora Tereza Saldanha, ressaltou aos presentes que os alunos são o cerne da estruturação das nossas atividades. “Queremos um feedback que possa orientar as ações de mudança e melhoria. Estamos, inclusive, reformulando nosso modelo de avaliação, de forma moderna para que o retorno das pesquisas seja mais eficaz”, finalizou.