Nos 50 anos da Codevasf, ALRN presta homenagem e enaltece trabalho da companhia no RN

17/10/2024

A tarde desta quinta-feira (17) foi de homenagem à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Por iniciativa do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), o Legislativo promoveu Sessão Solene em alusão aos 50 anos de atuação da companhia, com um impacto significativo em diversas regiões do Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte. A solenidade contou com a presença de autoridades, incluindo o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

A Codevasf é uma empresa pública que desempenha um papel crucial na promoção do desenvolvimento sustentável em diversas regiões do Brasil, incluindo o Rio Grande do Norte. Criada em 1974, a companhia visa erradicar a pobreza e reduzir desigualdades sociais, operando em 2.688 municípios e abrangendo 37% do território nacional. A sua atuação foca na justiça social, implementando projetos voltados para a agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e segurança hídrica, entre outros.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, ressaltou a importância que a Codevasf tem para os 16 estados onde atua. "O trabalho da Codevasf não é apenas técnico ou econômico; ele é, acima de tudo, social. O impacto positivo de suas ações nas comunidades ribeirinhas e nas regiões áridas, onde sua presença é mais sentida, vai muito além da infraestrutura", analisou Ezequiel Ferreira.

Em seu discurso, o presidente da Assembleia também destacou a relevância da Codevasf no cenário regional, expandindo sua área de atuação. No Rio Grande do Norte, suas iniciativas revitalizam o solo e possibilitam que as famílias permaneçam em suas terras, como enfatiza. "Suas ações irrigam campos, trazem de volta a possibilidade de produzir, de gerar renda e de manter as famílias em suas terras. Ela age como o sertanejo, resiliente e incansável, enfrentando as intempéries para fazer brotar o verde da vida e da prosperidade", analisou Ezequiel.

O presidente da Casa pontuou ações da Codevasf, enaltecendo a liderança de pessoas comprometidas com o desenvolvimento regional, como o diretor-presidente Marcelo Moreira e o superintendente regional Lindberg Natal Barbosa Tinôco. Sob a administração de Moreira, a Companhia tem alcançado novos patamares de excelência em gestão e impacto social. Lindberg Natal, que assumiu a superintendência em setembro de 2023, já geriu mais de R$ 95,9 milhões e projeta para 2024 um investimento de R$ 848,9 milhões, destacando-se com projetos vitais, como a adutora do Agreste Potiguar. "A atuação é uma luz de esperança para o nosso estado, trazendo infraestrutura e recursos que impulsionam a qualidade de vida de nossa população", elogiou Ezequiel Ferreira.

Agradecendo pela homenagem, Marcelo Moreira garantiu que todos os municípios potiguares já receberam ações da Codevasf, e prestou contas sobre a adutora do Seridó. Segundo ele, a obra vai garantir a segurança hídrioca de uma das áreas mais secas do Rio Grande do Norte, com investimentos de R$ 300 milhões. "E temos também a adutora do Agreste, obra de mais de R$ 510 milhões, com licitação aberta para 5 de dezembro. Uma ação que pode transformar o trecho do Rio Grande do Norte próximo à Paraíba.

Além do agradecimento à Assembleia Legislativa, o diretor-presidente também parabenizou os servidores da companhia pelo trabalho, pedindo que todos continuem com seus trabalhos, "sempre motivados a entregar mais, levar mais benefícios, que esses benefícios geram oportunidades e as oportunidades melhoram a qualidade de vida de todas as pessoas".

Ao fim de seu discurso, Marcelo Moreira agradeceu mais uma vez à Assembleia pela homenagem e presenteou o presidente Ezequiel Ferreira com uma carranca, um símbolo que remete à história do Rio São Francisco, onde pescadores usavam nas embarcações por acreditarem que elas são amuletos protetores contra os perigos das águas.