07/11/2024
Os deputados da Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do RN receberam nesta quinta-feira (7) uma comitiva de Portugal, composta por representantes da Região da Arrábida, formada pelos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra. A visita busca promover o intercâmbio de conhecimentos e fortalecer laços em áreas como turismo, sustentabilidade, qualificação e desenvolvimento econômico.
“Para nós, é uma honra receber essa comitiva em uma comissão que preza o diálogo e valoriza a integração em temas essenciais, reforçando as relações Brasil e Portugal”, disse a deputada Divaneide Basílio (PT), presidente da Comissão. Já o vice-presidente da Comissão, deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), expressou as boas-vindas ao grupo, destacando as oportunidades turísticas e culturais do estado: “Temos muito o que apresentar nos cenários turístico, econômico e cultural. Que esse encontro seja o início de um trabalho produtivo aqui no nosso estado”, disse.
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Valente, explicou o propósito da visita. “Nosso objetivo é promover o Território Arrábida, um parque natural compartilhado entre nossos municípios, e fortalecer a candidatura à reserva da biosfera da Unesco e, claro, queremos construir uma relação de cooperação em várias frentes com o Rio Grande do Norte”, destacou. O presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco de Jesus, reforçou o valor de expandir relações comerciais entre os países.
Durante o encontro, o deputado Luiz Eduardo (SDD) ressaltou as potencialidades turísticas do RN: “Acredito muito no turismo como motor para o desenvolvimento do estado. Que possamos construir parcerias produtivas que fortaleçam nossa economia e gerem empregos.” Já Nuno Maia, da Associação das Indústrias de Setúbal, destacou o interesse em fomentar o intercâmbio nas áreas de sustentabilidade, energias renováveis e agricultura, visando parcerias de longo prazo.
A comitiva também apresenta a proposta de incluir a Baía dos Golfinhos, em Tibau do Sul, e a Baía Formosa no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, do qual Setúbal já faz parte. Segundo os representantes, a inclusão de baías potiguares no clube, que possui a chancela da Unesco e inclui apenas uma baía brasileira – a Praia do Rosa em Santa Catarina –, traria visibilidade internacional ao RN, fortalecendo o turismo local e fomentando a sustentabilidade.
A reunião contou com a presença dos deputados membros da Comissão de Direitos Humanos, Divaneide Basílio (PT), Terezinha Maia (PL) e Ubaldo Fernandes (PSDB), além dos deputados Isaac da Casca (MDB), Luiz Eduardo (SDD) e Francisco do PT. A comitiva portuguesa incluiu André Valente, presidente da Câmara Municipal de Setúbal; Álvaro Manoel, presidente da Câmara de Palmela; Francisco de Jesus, presidente da Câmara de Sesimbra; e Nuno Maia, representante da Associação das Indústrias da Península de Setúbal, acompanhados de outros representantes de entidades como a Associação Baía de Setúbal e a administração dos portos de Setúbal e Sesimbra.
Álbum de fotos