Selo Unale
Legislativo celebra 67 anos da Federação Norte-rio-grandense de Futebol de Salão

11/12/2024

A Assembleia Legislativa do RN realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (11), a fim de homenagear a Federação Norte-rio-grandense de Futebol de Salão (FNFS) pelos seus 67 anos de existência. Proposto pelo deputado Neilton Diógenes (PP), o evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Esporte e Lazer de Natal, do presidente da FNFS, da vice-presidência do América Futebol Clube, além de atletas e familiares dos homenageados.

“Hoje é um dia de festa, pois a Assembleia Legislativa, ecoando o próprio povo potiguar, abre suas portas para o futsal, para o reconhecimento de heróis; de homens e mulheres que representam o nosso Estado nas quadras Brasil afora. São atletas abnegados, cada um trazendo sua história muito particular. Afinal, caminharam muito para chegar até aqui. Venceram barreiras que foram muito além dos seus adversários. Mas antes de falar desse grandioso feito, temos que enaltecer o trabalho da Federação Norte-rio-grandense de Futebol de Salão - FNFS. Fundada em outubro de 1957, vem desempenhando um trabalho exemplar pelo Futsal do nosso Estado, contando atualmente com mais de 30 clubes filiados e centenas de atletas, desde as categorias de base até o profissional”, iniciou Neilton.

Segundo o deputado, o trabalho da atual equipe da federação levou o protagonismo do esporte para as cidades do interior, como Apodi, Assú, Macau e outras, com a realização das etapas regionais da ‘Copa RN’. 

“Isso abriu caminhos para um Campeonato Estadual mais democrático e descentralizado. E todo esse empenho foi coroado, na minha concepção, com a vinda da ‘Taça Brasil’, uma das principais competições nacionais, que foi disputada em Apodi, no ano de 2022. Esse acontecimento levou mais equipes a se profissionalizarem e se filiarem à FNFS, tornando a federação o grande potencial que é hoje”, acrescentou.

Ainda de acordo com o parlamentar, a partir de “cases” de sucesso, como o Apodi Futsal, tivemos o retorno de times de camisa, como foi o caso do Baraúnas, do Potiguar de Mossoró e do América de Natal, atual campeão em nosso Estado. 

Finalizando seu pronunciamento, Neilton Diógenes se disse feliz em saber que o trabalho e os talentos potiguares estão sendo reconhecidos nacionalmente. 

“Aliás, é importante observarmos as barreiras que estão sendo rompidas a partir do esporte. A projeção alcançada pelos times do RN, em especial o Apodi e o América, leva pessoas de todas as regiões do Brasil a quererem conhecer as nossas terras. Portanto, hoje eu quero agradecer a cada um de vocês pelo comprometimento, dedicação e por, acima de tudo, não terem desistido do futsal. Vamos continuar voando nas quadras e elevando cada vez mais o nome do nosso Rio Grande do Norte. Contem com o apoio do nosso mandato para seguirmos gerando mais oportunidades a milhares de jovens que têm vocês como referência no esporte e na vida. Que Deus abençoe a todos nós! Muito obrigado!”, concluiu o deputado.

Em seguida, o empreendedor apodiense Humberto Filho, representante dos homenageados, externou sua alegria “por falar em nome das importantes personalidades que foram citadas”. 

“A gente mostrou, no 1º Campeonato Brasileiro de Futsal, o quão forte são os talentos potiguares, pois, dos quatro artilheiros, três são do RN - de coração e de sangue. Então, no campeonato mais democrático que já existiu dentro do futsal do Brasil, três potiguares chegaram à marca de 12 gols, dividindo a artilharia. Isso é muito significativo”, frisou.

Humberto Filho contou que o desejo do “Apodi Futsal”, no início de tudo, era somente disputar o campeonato estadual. 

“Essa foi a nossa ambição: gerar oportunidade aos atletas do Alto Oeste Potiguar, para que eles pudessem, perto de casa e de suas famílias, disputar um campeonato profissional. E foi o que fizemos. Só que ao longo do processo nós fomos vendo as potencialidades de alguns atletas. E a gente foi dando um passo de cada vez e conquistando o nosso espaço”, disse, complementando que no campeonato brasileiro, em que o Apodi foi vice-campeão, “o América também tinha muito potencial de chegar à final”. 

“A gente viu a capacidade do América nas quartas-de-final. Nós fizemos dois grandes jogos. E a gente comentou que, se os times estivessem de lados opostos, talvez a grande final tivesse sido potiguar. E eu quero ressaltar aqui que a maioria dos jogadores dos dois elencos é do RN. Isso mostra a força do nosso futsal e o quão forte é o nosso povo”, destacou.

Ao final do seu discurso, Humberto Filho ressaltou a relevância do futsal dentro do Rio Grande do Norte.

“Os nossos jogos escolares, mais conhecidos como Jerns, tiveram quase 37 mil atletas em 2024. Desses, 16 mil eram de futsal. É sem dúvida a nossa maior modalidade, comportando em torno de 40% dos nossos atletas. Isso só mostra o quão grande é esse esporte no Estado. Portanto, que a gente possa cada vez mais olhar para o futsal, que a gente aproveite esse novo momento, essa oportunidade dada aos atletas. A gente viu, há três anos, o nosso futsal adormecido. Mas isso mudou. Por dois anos consecutivos nós ficamos em segundo colocado do Brasil. Então, que a gente incentive cada mais as nossas crianças, o desporto escolar e os profissionais que trabalham duro para elevar o nome do futsal potiguar. Muito obrigado a todos!”, concluiu.

 

Lista de homenageados:

Humberto Carlos Bandeira Costa Filho
André de Andrade Ferreira 
Allysson Simonssen Braga da Silva
Michael Douglas Alves de Macedo
Joan dos Santos Nunes
Fernando José de Rezende Nesi 
Gilciney da Silva Cruz
Roberto Barbosa da Fonseca 
Udenes Oliveira Silva
Tulio Cabral Bertoldo
Severino Martins de Lima Junior
Roberto Pereira

Álbum de fotos

Acesso Rápido