06/02/2025
O horário destinado às lideranças durante a sessão plenária desta quinta-feira (6) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), foi marcado por críticas e defesa ao Governo do Estado e prestação de contas. O deputado José Dias (PL) abriu os discursos com duras críticas à gestão estadual, apontando a não liberação das emendas impositivas e o não cumprimento do repasse do duodécimo aos poderes no mês de janeiro. “Além de não pagar as emendas que são obrigatórias, o governo agora quer ratear os valores do duodécimo ao longo dos meses. Isso é um absurdo total”, declarou o parlamentar, um dos principais nomes da oposição na Casa.
O deputado também criticou a ausência da governadora Fátima Bezerra (PT) na abertura do ano legislativo, na última terça-feira (4). Segundo ele, a ausência demonstrou “falta de consideração” com o Parlamento potiguar.
Em seguida, o deputado Francisco do PT rebateu as críticas, afirmando que o governo mantém diálogo com o setor produtivo e que “está em sintonia e ouvindo o setor empresarial”. O parlamentar, que é o líder do governo na Casa, destacou ainda os avanços da educação no estado e mencionou os resultados positivos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O Inep revelou que o RN tem o maior número médio de estudantes de escolas públicas com notas acima de 950 na redação, o melhor desempenho entre os estados do Brasil para as escolas da rede pública. Isso reflete o trabalho da Secretaria de Educação e o projeto Se Liga no Enem, que beneficiou diretamente cerca de 26 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio”, afirmou.
Encerrando o horário das lideranças, o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) fez uma prestação de contas de sua atuação parlamentar e adiantou as prioridades para este ano. “Nosso mandato vai priorizar ações, debates, proposições e projetos de interesse da sociedade potiguar”, disse. Entre os temas que continuarão sendo foco de seu trabalho, ele destacou políticas voltadas para pessoas idosas, agricultura e pesca. “Acredito que este ano será um ano propositivo, importante e tranquilo no desenrolar das ações dos mandatos, sempre focando nos interesses do povo potiguar”, concluiu.
Álbum de fotos