18/02/2025
A Rede de Escolas Judiciais e de Governo do Rio Grande do Norte (Rejug-RN) realizou, nesta segunda-feira (18), na sede do Tribunal de Contas do Estado, a primeira reunião ordinária de 2025, marcando o início de um novo ciclo de gestão e planejamento estratégico voltado tanto para o aprimoramento e qualificação de servidores públicos dos órgãos integrantes, quanto para promoção de ações de cidadania para toda população.
O encontro, presidido pelo Conselheiro do TCE George Soares, pelo diretor da Escola de Contas, prof. Walter Fonseca e pelo coordenador da Rede André Gustavo Almeida, contou com a participação dos representantes das oito escolas e teve, como ponto central, a eleição do novo diretor da Rejug-RN. O nome escolhido para liderar a rede em 2025 foi do Juiz Federal Marco Bruno, diretor da Escola Judicial da Justiça Federal, que assume o desafio de fortalecer a integração entre as instituições, além de impulsionar iniciativas de capacitação contínua e cidadania.
“Nosso compromisso é consolidar a Rejug-RN como um espaço estratégico de troca de conhecimentos e boas práticas, garantindo que a qualificação dos servidores públicos esteja alinhada às necessidades do estado e da sociedade”, afirmou o novo diretor.
“Acredito, com minha mente de professor, que precisamos de desafios e de reciclar nossos conhecimentos constantemente. Todo momento de transição é um momento de crescimento e de renovação. E certamente nosso novo coordenador continuará imprimindo esse espírito de crescimento com toda a sua experiência e conhecimento” destacou prof. Walter Fonseca.
Na ocasião, também foi criado um conselho gestor que terá a missão de assessorar a coordenação da Rede na formulação de políticas e programas educacionais. O colegiado será composto por três representantes das instituições membros sendo eles: o juiz João Afonso Pordeus, Coordenador Administrativo da Esmarn, a profa. Selma Batista da Escola de Governo e o Juiz Federal Marco Bruno Miranda da Escola da Magistratura Federal.
“A atuação do conselho será de grande importância no sentido de promover governança, maior diversidade e participação na tomada de decisões da Rede", afirmou o novo coordenador e membro do conselho, juiz federal Marco Bruno.
BALANÇO
Em mais de um ano e meio de gestão, o coordenador André Gustavo destacou a união das escolas para promoção das diversas ações “A rede tem contribuído fortemente para qualificação contínua e também para inovação na gestão pública com compartilhamento dos cursos entre as escolas e a criação das formações com selo REJUG, a realização da palestra sobre Inteligência Artificial em comemoração ao aniversário de um ano da Rede, criação do site e rede social, além da criação do Projeto "REJUG Cidadania", em parceria com as escolas da rede estadual e municipal de ensino.
Com uma nova diretoria e um planejamento estratégico definido, a expectativa é que 2025 seja um ano de avanços significativos para a Rede e para o aprimoramento do serviço público no Rio Grande do Norte, enfatizou a desa. Zeneide Bezerra, fundadora da Rede.
PROJETOS E EXPECTATIVAS PARA 2025
Durante a reunião, também foram debatidas as principais ações para o ano de 2025, com foco na inovação e ampliação das oportunidades de formação. Entre as iniciativas destacadas estão: