11/03/2025
Na noite desta segunda-feira (10), nossa escola deu início à 2ª turma sobre ChatGPT, sob a coordenação do Dr. Erick Pereira. A aula inaugural contou com a presença ilustre da juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Keity Mara Ferreira de Souza e Saboya. A abertura do evento foi realizada pelo nosso diretor, José Bezerra Marinho.
Durante sua participação, a magistrada destacou os benefícios da modernização digital, mas enfatizou sua posição contrária à utilização de inteligências artificiais no exercício jurídico, acreditando que essas tecnologias jamais substituirão a sensibilidade humana, especialmente na área do Direito. Ela prefere referir-se a essas ferramentas como "inteligência colaborativa", por considerar que essa nomenclatura é mais adequada.
O próximo convidado para a capacitação estratégica voltada à inovação e modernização do serviço público será o juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino, reconhecido por seu trabalho em inovação no Judiciário. Ele já foi premiado nacionalmente por suas iniciativas na área e atualmente integra o Centro de Inteligência do Poder Judiciário.
Compreender e aplicar inteligências artificiais generativas, como o ChatGPT, é um diferencial essencial para otimizar processos, aprimorar a qualidade dos serviços e impulsionar a eficiência administrativa. A turma única, com aulas presenciais, acontecerá de março a maio, totalizando 32 horas de carga horária, garantindo uma experiência completa e aprofundada.