Selo Unale
Cristiane Dantas recebe vereadores para tratar da criação da ProMulher em Arez e Várzea

12/03/2025

A Câmara Municipal de Arez vai criar, por meio de projeto de resolução”, na sessão desta quinta-feira (13), a sua Procuradoria da Mulher. Para se informar sobre a atuação do órgão, o presidente da Casa, vereador Eclécio Fernandes (União), esteve com a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa. O presidente estava acompanhado do vereador Delano Menezes (PL) e da vereadora Jura Santana (PL).

“O presidente conversou comigo, fez o convite e eu achei importante”, disse a vereadora Jura, que já vem recebendo demandas de mulheres vítimas de violência, e vai presidir a Procuradoria na Câmara de Arez. “Estamos tentando inovar na Câmara, em vários temas”, justificou o presidente, que vem sendo estimulado a tratar do assunto. “Isso despertou interesse”, disse o vereador, que procurou a Assembleia Legislativa pelo fato da Procuradoria presidida pela deputada Cristiane Dantas ter se tornado referência no Rio Grande do Norte.

“Virou referência, é tanto que me surpreendi quando cheguei aqui e encontrei Várzea e tive informações de outros vereadores de outros municípios que já estiveram aqui”, afirmou Eclécio Fernandes. “É algo que funciona”, disse o presidente, preocupado com o registro de casos de violência, principalmente na área rural do município, onde está instalada a maior parte da população de Arez. “Muitas vezes pela falta de informação e de ajuda, então a Câmara Municipal vai ser esse braço forte”, explicou o presidente, que quer levar os serviços da Procuradoria para as escolas e para a zona rural.

Vereadora no município de Várzea, Mayara Ferreira (Podemos) também esteve na Procuradoria da Mulher da Assembleia para colher informações e apresentar o projeto na Câmara do seu município. “Eu sempre tive a pauta da mulher como uma pauta forte do meu mandato, e desde a criação da Procuradoria da Assembleia, que eu acompanhei, tive a vontade de levar para o município”, justificou Mayara, que espera contar com a ajuda também do executivo local e da maioria da bancada na Câmara”, disse a parlamentar, que encontrou no modelo da Assembleia, a oportunidade de levar o atendimento para Várzea. “Vim conhecer e a nova legislatura da Câmara é muito aberta e essa pauta de violência contra a mulher tem ganhado força e precisa ser trabalhada nos municípios”, disse a vereadora, reforçando que por falta de informação, os casos de violência não são denunciados.

“A partir deste ano estamos com uma procura maior dos municípios, a Procuradoria ainda vai fazer dois anos, mas o nosso objetivo é esse, a interiorização, levar para cada município, que cada Câmara Municipal tenha essa porta de entrada de atendimento, acolhimento e orientação para essas mulheres vítimas de violência”, disse a deputada Cristiane Dantas. Segundo a parlamentar, a Procuradoria da Assembleia já tem uma programação para visitar municípios que já criaram projetos de resolução e estão aptos a instalar o órgão em suas sedes. “É uma união de esforços e a Assembleia Legislativa, o presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) que deu todo o apoio desde o início da Procuradoria, vem aí se fortalecendo com o apoio de todas as diretorias da Casa para que a gente possa dar esse suporte aos municípios”, concluiu Cristiane.

Acesso Rápido