Selo Unale
REJUG/RN fortalece parcerias e amplia alcance em sua 2ª Reunião

21/03/2025

A 2ª Reunião da Rede de Escolas Judiciais e de Governo do RN (REJUG/RN), aconteceu na sede da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, neste último dia 12 março. Sob a coordenação do Juiz Federal Marco Bruno Miranda, o encontro reuniu representantes das instituições integrantes da Rede e avançou significativamente nas pautas e no fortalecimento de parcerias estratégicas.

Entre as novidades apresentadas, destaca-se o convite para a adesão da Escola Superior da Advocacia (ESA), da OAB/RN, e da Escola Municipal de Gestão de Natal. A inclusão dessas instituições amplia o alcance da iniciativa e reforça a proposta da REJUG/RN de fomentar a qualificação de servidores e gestores públicos por meio da cooperação interinstitucional.

Durante a reunião, foram definidos os grupos de trabalho responsáveis pela coordenação das ações da Rede, garantindo maior eficiência e impacto nas atividades desenvolvidas. A estruturação desses grupos permitirá a implementação de estratégias conjuntas voltadas para a capacitação contínua e a otimização de recursos, consolidando a REJUG/RN como um modelo inovador de gestão do conhecimento.

O Juiz Federal Marco Bruno Miranda destacou que o modelo da REJUG/RN tem despertado interesse em outros estados, nos quais o modelo tem sido replicado, demonstrando seu potencial para qualificar a administração pública. Segundo ele, a troca de experiências e a articulação entre as instituições são fundamentais para fortalecer a governança e promover uma gestão mais eficiente e inovadora.
Para o magistrado, a reunião foi muito importante para fortalecimento da Rede com a adesão de dois novos membros: a Escola Superior da Advocacia e a Escola de Gestão Municipal de Natal, além de ter se avançado na definição de alguns pontos importantes para o funcionamento da REJUG/RN durante o ano de 2025. 

Durante o encontro, ficou decidido que a inovação será o mote das atividades da Rede em 2025, especialmente nas ações formativas e no evento para celebrar os dois anos de aniversário. Essa temática é essencial para o progresso em qualquer área, pois permite a criação de soluções mais eficientes, tecnológicas e sustentáveis. No setor público, ela impulsiona a modernização dos processos, a otimização de recursos e o aumento da produtividade, contribui para governos mais ágeis, transparentes, democráticos e eficientes, beneficiando diretamente a sociedade.

Marco Bruno revelou ainda que o tema escolhido para as ações do Programa REJUG Cidadania, para interação com jovens de escolas públicas, foi “Cidadania Digital”, pensando na formação das futuras gerações.

“Nosso foco está na formação dos jovens norte-rio-grandenses, para os desafios do mundo digital. Outro ponto dialogado e prontamente aceito por unanimidade foi a continuidade da ação “REJUG Cidadania”, que representa um avanço significativo na promoção da justiça e inclusão social. Essa iniciativa fortalece o compromisso com a cidadania ativa, garantindo que os direitos da população sejam efetivamente respeitados e acessíveis”, finaliza.

Acesso Rápido