Selo Unale
Fechamento de escolas e combate ao bullying pautam horário dos líderes

03/04/2025

O deputado Coronel Azevedo (PL) foi o primeiro a falar no horário destinado as lideranças partidárias, durante sessão ordinária desta quinta-feira (3), na Assembleia Legislativa. Ele informou que apresentou requerimento, dirigido ao Governo do Estado, solicitando informações sobre o encerramento das atividades da Escola Maria Lauretania Rolin do Vale, conhecida como Escola Especial, localizada em Areia Branca. De acordo com o parlamentar, a situação é mais preocupante porque a escola é a única do município a ofertar ensino especializado e serviços essenciais, além de psicoterapia, reforço pedagógico, assistência social e oficinas culturais às crianças e adolescentes com deficiências.

“Não podemos nos apegar a pequenas coisas. É preciso olhar além das picuinhas políticas e ver o quanto essa escola é importante para as crianças e adolescentes daquela cidade”, cobrou.

Em seu discurso, Coronel Azevedo informou que irá participar, em São Paulo, da movimentação a favor da anistia dos acusados do 8 de janeiro. “Estarei na Avenida Paulista fazendo valer a voz do povo e lutando pela anistia dessas pessoas que estão sendo acusadas de crimes que não aconteceram”, disse.

Na sequência a deputada Cristiane Dantas (SDD) discursou lembrando a importância do debate sobre o bullying e o cyberbullying. A parlamentar destacou que, através do seu mandato, foi instituída a semana estadual de combate ao bullying e à violência, destacando o dia 7 de abril como o dia oficial em alusão ao tema.

“O objetivo da semana temática é estimular as escolas públicas e privadas a realizarem campanhas e ações de conscientização para combater o mal presente no dia a dia dos estudantes. O bullying pode causar danos à saúde mental a longo prazo, como insegurança, baixa estima, isolamento, estresse e distúrbios psicológicos”, reforçou Cristiane.

A parlamentar informou que no próximo dia 8, às 14h, vai promover um ciclo de palestras na Escola Estadual Winston Churchill. “Vamos aproveitar esse momento para promovermos uma palestra com a psicóloga Barbara Rocha, aqui da Assembleia. Também faremos uma abordagem educativa sobre a prevenção às drogas, com a participação de Kalline Pondofe, especialista em neurociências e comportamento, além da pneumologista Suzianne Lima, que abordará os perigos dos cigarros eletrônicos. Será uma tarde muito rica com a participação de alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da escola”, ressaltou.

A última a usar o horário foi a deputada Eudiane Macedo (PV), que reforçou as colocações da deputada Cristiane Dantas. “As nossas crianças e adolescentes não podem sofrer isso calados. Eles precisam entender que não estão sozinhos. Precisam saber que existem leis que os protegem”, declarou.

A parlamentar salientou que a temática precisa ser discutida em todos os lugares. “Na nossa Casa legislativa, em nossas casas, nas escolas e em todos os ambientes onde nossas crianças e adolescentes estejam”, continuou.

A deputada alertou para o papel da família na educação das crianças e adolescentes. “É preciso ressaltar que é educar é papel da família. É preciso ensinar às nossas crianças a importância do respeito. Respeito pelo colega, pelos professores e por todos que convivem com nossos filhos”, disse ela.

Finalizando sua fala, Eudiane Macedo cobrou do Governo do Estado a reforma da Escola Estadual Raimundo de Oliveira, localizada no município de Maxaranguape. “Essa escola tem mais de 60 anos de história. Desde 2019 foi fechada para uma reforma que não aconteceu. O prédio está abandonado enquanto os alunos foram transferidos para a escola Duque de Caxias, que opera em sua capacidade máxima, prejudicando o aprendizado”, relatou ela pedindo providências.

Álbum de fotos

Acesso Rápido