25/04/2025
Um local específico para a conversação e interação entre os participantes do LegisTech foi montado pela Assembleia Legislativa (ALRN) no evento que acontece desde ontem e se encerra nesta sexta-feira (25). É a Sala de Conversação, na qual servidores da Diretoria de Gestão Tecnológica e de Inovação do legislativo do RN explicam os sistemas atualmente em uso.
Com presença de autoridades na área de tecnologia da informação do Canadá, Estados Unidos, África do Sul e com atuação na Europa, o "LegisTech: Modernização dos Parlamentos Subnacionais" está sendo palco para discussões sobre como a Inteligência Artificial tem sido utilizada para melhorar o trabalho nos parlamentos ao redor do mundo. O foco é economia, aceleração de processos, transparência e facilitação de pesquisas.
"A sala de conversação é o espaço para atender os participantes do evento que possam ter interesse ou dúvidas sobre nosso sistema, as soluções que a gente desenvolve e as abordagens que a gente usa quando surgem problemas internos e até para troca de ideias com representantes de outros legislativos", explicou servidor Saint Clair, analista de Tecnologia de Sistemas do legislativo do RN.
No espaço, já estiverem representantes dos legislativos brasileiros da Paraíba, São Paulo, Mato Grosso e Paraná, além do parlamento grego. O e-Legis e o Legis Vídeos têm sido os sistemas mais procurados e são os "carros-chefes" da ALRN quando se trata de modernização.
Outro bastante procurado tem sido o dIAlogar, que ainda está em desenvolvimento e vai permitir buscas no processo legislativo através da similaridade semântica. O analista explica que com esse sistema, o arcabouço de documentos regulatórios, como projetos de leis, resoluções, entre outros, é literalmente vasculhado pelo novo sistema, que tem várias aplicações.
Uma das aplicações é evitar a sobreposição de leis, por exemplo, a duplicidade e a apresentação de projetos de leis que já foram rejeitados e não poderiam ser resgatados.