Selo Unale
Casa Durval Paiva recebe homenagem na AL pelos seus 30 anos

09/07/2025

 

A Assembleia Legislativa do RN promoveu sessão solene, na tarde desta quarta-feira (9), para celebrar os 30 anos da Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer. Proposta pelo deputado Adjuto Dias (MDB), a homenagem reuniu autoridades representantes do Governo do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RN e da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, além do deputado Hermano Morais (PV), da vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, e do presidente e fundador da Casa Durval Paiva, Rilder Campos.

“É com imensa alegria e profundo respeito que iniciamos esta Sessão Solene, proposta por nosso mandato, para celebrar uma história de amor, solidariedade e esperança: os 30 anos da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva. Três décadas se passaram desde que essa instituição nasceu do desejo genuíno de acolher crianças e adolescentes em uma fase tão delicada de suas vidas, enfrentando o câncer e doenças hematológicas crônicas, oferecendo não apenas cuidados médicos, mas também carinho, dignidade e o suporte necessário para que cada família encontrasse força para continuar lutando”, destacou o parlamentar.

Segundo Adjuto, cada paciente é visto em sua integralidade.

“Além do tratamento médico, eles recebem assistência social, fisioterapia, nutrição, odontologia, apoio psicológico e, muitas vezes, o suporte essencial para que as famílias também possam enfrentar esse momento com mais segurança e informação. A Casa Durval Paiva também vai além dos seus muros: trabalha incansavelmente para que o diagnóstico seja feito na fase mais precoce possível, capacitando profissionais de saúde e educação em todo o nosso Estado, numa verdadeira rede de cuidado e prevenção. Hoje, então, celebramos essa trajetória e, acima de tudo, reconhecemos o valor de cada pessoa, empresa, voluntário e parceiro que, ao longo dos anos, fez e faz parte desta corrente do bem”, detalhou o deputado.

De acordo com Adjuto Dias, ao longo de seus 30 anos de existência, a Casa Durval Paiva já acolheu mais de 2.000 crianças e adolescentes, vindos de 156 municípios do nosso Rio Grande do Norte e de 39 cidades de outros estados brasileiros.

“E eu quero reforçar que a grandeza da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva se revela não apenas no acolhimento, mas na amplitude de suas ações: na Assistência Social, combate a fome e a desnutrição, garantindo cestas básicas, refeições, hospedagem digna e moradia adequada por meio do ‘Projeto Vida’, que já construiu 115 casas e reformou outras 150, oferecendo às famílias condições mais justas e humanas para enfrentar o tratamento. Na Educação, vai além: como instituição credenciada, assegura a continuidade da vida escolar das crianças e adolescentes por meio da Classe Domiciliar e da Classe Hospitalar — porque aprender também é um ato de esperança. E, com olhar atento para todo o núcleo familiar, promove capacitação profissional, geração de renda e empreendedorismo, fortalecendo, sobretudo, o empoderamento feminino. A ‘Casa dos Ofícios’ forma mães, familiares e adolescentes em diversas áreas, gerando renda e dignidade a quem mais precisa”, ressaltou o parlamentar estadual.

Finalizando seu discurso, Adjuto Dias frisou que “a Casa Durval Paiva segue sendo muito mais do que um local de apoio: é um espaço onde a solidariedade se materializa, a cidadania se afirma e a vida renasce todos os dias”.

“Por tudo isso, em nome do povo do Rio Grande do Norte, manifesto minha mais profunda admiração e gratidão a todos que constroem essa história de cuidado, dignidade e esperança. Que venham muitos outros anos de amor transformando vidas. Muito obrigado!”, concluiu.

Ao receber a placa de homenageado, Hermano se disse muito honrado e agradecido pela generosidade de todos que fazem a Casa Durval Paiva pela lembrança do seu nome.

“Longa vida à Casa Durval Paiva! Parabéns a todos que fazem parte desta história! Muito obrigado!”, agradeceu o parlamentar.

Em seguida, o senhor Júlio Freitas fez uma apresentação cultural para homenagear a instituição aniversariante.

Na sequência, Rilder Campos, presidente e fundador da Casa Durval Paiva, fez o seu pronunciamento, agradecendo a todos os parceiros que vêm auxiliando a instituição ao longo desses 30 anos.

“Eu costumo, na minha vida, agradecer a Deus muitas vezes ao longo do dia. E a casa Durval Paiva me ensinou mais ainda. Por isso, eu agradeço a todos aqui presentes. E eu queria agradecer, especialmente, ao empresário Fernando Paiva, avô do meu filho, que foi quem doou a primeira casa. Mas infelizmente ele não pode estar aqui hoje, por motivo de saúde”, disse, emocionado.

Segundo Rilder Campos, foi Fernando Paiva quem iniciou toda a história da Casa.

“Muitos anos atrás, Fernando teve um câncer, e nós fomos tratá-lo nos Estados Unidos. Na época nós ficamos hospedados na 1ª Casa Ronald Mc Donald. E depois de um tempo ele me sugeriu que fizéssemos isso aqui em Natal. Eu pensei que fosse apenas um impulso. Mas em janeiro de 1995 ele me colocou dentro do carro e disse: ‘tá aqui. Eu comprei a primeira casa. Tome conta’. E assim nós iniciamos a Casa Durval Paiva, eu e Daniela. Nós sabíamos cuidar de um filho, mas não de filhos dos outros. E a Casa começou a crescer e se desenvolver. A nossa primeira parceria foi com a Autolatina. Já começamos bem. Foi ela que nos deu a primeira kombi”, contou.

O presidente da Casa Durval Paiva disse ainda que a entidade sempre interagiu com a sociedade, de forma transparente e quebrando vários paradigmas.

“O RedeMais, por exemplo, foi o nosso primeiro parceiro. E aí nós começamos a fazer muitas parcerias, sempre prestando bons serviços. Tudo focado na vida. A nossa moeda é a vida. E a gratidão é a nossa palavra de ordem. Vocês que foram homenageados hoje têm de nós uma gratidão enorme. Sem vocês a gente não teria chegado até aqui. A imprensa também nos ajuda de uma forma contundente”, frisou o fundador.

Falando das dificuldades em todo esse tempo, Rilder Campos destacou a dor de conviver com as perdas.

“Nós acompanhamos aquelas crianças e adolescentes diuturnamente. E fazer esse enfrentamento não é fácil. Além disso, pedir é muito difícil. Nós temos quase 20 mil pessoas que nos ajudam mensalmente, além de empresas que fazem responsabilidade social conosco. Mas foi por tudo isso que a gente cresceu, se desenvolveu e teve reconhecimento nacional. É uma missão gratificante e difícil ao mesmo tempo, porque a gente está com a alegria, na cura; mas com a tristeza, no óbito”, desabafou.

O presidente da Casa Durval Paiva falou também sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer.

“Se nós formos olhar para o RN, nós temos 150 casos novos de câncer infantojuvenil por ano. Mas, quando a gente vai ver, não chegam 100 crianças ou adolescentes para tratamento. E quem não chega, morre. Nós temos bons hospitais e boas casas de apoio, mas o diagnóstico tardio mata. Eles perdem de 80 a 90% de chance de se curar só por causa disso. Daí a importância do trabalho de divulgação e conscientização. Nós temos 186 rádios que trabalham com a gente em todo o Estado”, disse, acrescentando que o mais doloroso é saber que estamos perdendo para o diagnóstico tardio.

“Sem o diagnóstico precoce, o tratamento é mais invasivo, mais doloroso e mais caro. E com isso todos nós pagamos, porque o câncer é democrático: ele dá em todas as classes, credos e raças. Eu tive câncer de pulmão, mas com o diagnóstico precoce nem quimioterapia eu fiz. Portanto, ele é um divisor de águas, seja para adultos ou crianças”, enfatizou o fundador da Casa de Apoio.

Concluindo sua fala, Rilder Campos reforçou que a gratidão da Casa é imensa para todos que ajudam.

“Cada um doando um pouquinho faz uma grande diferença. E que isso aconteça cada vez mais. Portanto, eu quero externar a minha gratidão por esse dia. Foram 30 anos difíceis, mas quem já foi lá na Casa sabe que a energia é muito boa e forte. E é por eles que estamos aqui hoje. Muito obrigado, de coração, pela homenagem, obrigado a todos que foram homenageados e a toda a sociedade. A nossa responsabilidade aumentou agora, mas vamos dividir essa ‘carga’ com os nossos parceiros. E saímos daqui muito felizes! Muito obrigado!”, finalizou o presidente e fundador da Casa Durval Paiva.


Homenageados:

Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer
Rádio 94 FM Natal
Rádio 96 FM Natal
InterTV Cabugi
Deputado Hermano Morais
Lions Clubs International
RedeMAIS Supermercados
Supermercado Nordestão
Teleperformance
TV Ponta Negra
TV Tropical

Álbum de fotos

Acesso Rápido