Assembléia realiza debate sobre gripe suína
19/08/2009
A Assembléia Legislativa realizou na manhã desta quarta-feira (19) um grande debate sobre a gripe suína (influenza A - H1N1). A audiência pública, realizada no auditório Robinson Faria, foi proposta pelo deputado Leonardo Nogueira, e contou com a participação de secretários de Saúde do estado e de alguns municípios e dos deputados Getúlio Rêgo, Vivaldo Costa e Arlindo Dantas.
Preocupado com a epidemia da gripe, o deputado Leonardo Nogueira afirmou que o objetivo da audiência não é causar pânico na população, mas trazer esclarecimentos sobre o controle e proteção contra a doença, que tem 25 casos confirmados no Rio Grande do Norte. 'Apesar de os casos da doença estarem diminuindo no Brasil, precisamos ficar sempre alertas', disse.
Para o deputado, a Assembléia Legislativa pode servir como em elo entre as secretarias de Saúde do estado e dos municípios. Leonardo afirmou que a situação do estado em relação à doença está estável, mas a Paraíba, estado vizinho, tem duas mortes por gripe suína confirmados. 'Não tivemos casos fatais da doença, mas não se pode baixar a guarda', afirmou.
O deputado Getúlio Rêgo explicou que a audiência pública desta manhã foi muito importante para alertar a população: 'É importante estabelecer uma muralha de proteção na sociedade para minimizar os efeitos da doença. A população tem que ficar atenta, pois o vírus pode ir embora e depois voltar com mais força'. O deputado Vivaldo Costa, que também participou do evento, falou sobre a importância das escolas no combate à nova gripe: 'Não se combate uma doença infecto contagiosa sem envolver a educação nas escolas', declarou.
Dicas de prevenção à gripe suína:
-Manter as mãos sempre bem lavadas;
-Limpar objetos de uso comum e mãos com álcool gel;
-Deixar os ambientes abertos;
-Permanecer em casa no caso de suspeita;
- Evite aglomerações ou o contato com pessoas gripadas