Selo Unale
Solenidade marca instalação da Procuradoria da Mulher em Guamaré

29/08/2025

A manhã desta sexta-feira (29) marcou um momento histórico para Guamaré com a realização de sessão solene na sede do Poder Legislativo Municipal, que celebrou a implantação da Sala Lilás e a instalação da Procuradoria da Mulher da Câmara.

A solenidade foi dirigida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Eudes Miranda, e contou com a presença de diversas lideranças, entre elas a secretária do Gabinete Civil, Afilza Freire, representando o Poder Executivo, além do delegado Arisson Gonzaga (Deam Macau e 59ª Delegacia Municipal), que representa o delegado regional, Dr. Sandro Régis.

Pela Procuradoria Especial da Mulher da ALRN, participaram a assistente social Edileuza Andrade e a assessora de Comunicação Sayonara Alves, reforçando a importância da parceria institucional, tendo a defesa da mulher como prioridade.

A propositura da Procuradoria da Mulher em Guamaré foi de autoria da vereadora Eliane Guedes, que assume o cargo de Procuradora da Mulher no município. Em seu pronunciamento, a parlamentar destacou a relevância da iniciativa para a vida das guamareenses.

"A Procuradoria da Mulher nasce hoje como um instrumento de fortalecimento da cidadania, da defesa dos direitos e do acolhimento às mulheres, reafirmando o compromisso desta Casa Legislativa com a garantia de direitos e o combate a todas as formas de violência”, declarou Eliane Guedes.

Além da Procuradora Especial, Eliane Guedes, o espaço de acolhimento passa a contar com uma equipe composta pela Procuradora Adjunta, Lanna Maria Felix Teodoro; Procuradora Adjunta, Elaynne Beatriz de Melo Carmo e pela coordenadora, Sibilla Danielle Amaral.

Durante a sessão, a delegada Sheila Freitas fez um discurso em defesa da ampliação da rede de apoio e enfatizou a relevância da nova estrutura.

"A inauguração da Procuradoria da Mulher da Câmara de Guamaré é um marco na defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência deste município, e vem se somar aos demais equipamentos existentes, numa rede de enfrentamento à violência, para salvar vidas”, ressaltou a delegada.

Com a instalação da Sala Lilás, Guamaré passa a integrar o grupo de municípios potiguares que contam com esse espaço de acolhimento humanizado para mulheres em situação de violência. O projeto reforça a interiorização das ações da ProMulher, ampliando a rede de proteção e consolidando a cidadania e a dignidade da mulher potiguar.

Acesso Rápido