Selo Unale
Hermano Morais celebra impacto positivo da vedação de celulares em sala de aula

08/10/2025

Nesta quarta-feira (8), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, o deputado Hermano Morais (PV) celebrou os resultados positivos da lei estadual de sua autoria que proíbe o uso de celulares em sala de aula e em horários impróprios nas escolas do Rio Grande do Norte. A medida, que antecipou uma legislação federal, foi destacada pelo parlamentar como um "momento novo" para a educação potiguar, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do RN.

O legislador ressaltou que o Rio Grande do Norte, juntamente com o Rio de Janeiro, foram estados pioneiros na adoção de tal proibição. A lei estadual visa combater os malefícios do uso inadequado dos aparelhos para a formação dos jovens, resguardando sua utilização para fins pedagógicos. O parlamentar lembrou que a discussão sobre o tema ganhou força após um estudo da UNESCO, que apontou a perda de atenção, prejuízo no desempenho e no aprendizado, e até no processo de socialização dos alunos em todos os continentes devido ao uso excessivo de celulares.

"A avaliação aqui no Estado, ouvindo diretores das escolas, professores, alunos, familiares, que têm um papel importante também, que estavam muito preocupados com a queda do desempenho e aprendizado dos nossos jovens alunos, hoje é bastante positiva", afirmou Hermano Morais. Segundo o deputado, os depoimentos indicam uma melhora significativa no aprendizado e na atenção dos alunos em sala de aula. Além disso, o processo de socialização nos intervalos escolares também foi beneficiado, com os jovens interagindo mais entre si, em contraste com a situação anterior, onde estavam "muito presos aos seus celulares e mal se comunicavam".

O parlamentar observou que os impactos positivos se estendem para a vida diária dos alunos em casa, reforçando a necessidade do disciplinamento familiar no uso adequado da tecnologia. Ele enfatizou que, se bem utilizados e de forma pedagógica, os celulares podem auxiliar na pesquisa, no estudo e na busca de informações. "É com muita satisfação que nós verificamos que uma iniciativa parlamentar tem ajudado uma geração inteira de jovens", pontuou Hermano Morais.

Por fim, o deputado estendeu a reflexão ao público adulto, que muitas vezes também peca no uso excessivo dos aparelhos, deixando de interagir em ambientes sociais e familiares. Ele concluiu a fala defendendo o uso adequado da tecnologia "em favor da formação, mas sem perder jamais a preocupação e a atenção" nos ambientes de trabalho, escolar e social.

Acesso Rápido