Selo Unale
Hermano destaca crescimento do turismo e queda da insegurança alimentar no RN

16/10/2025

Nesta quinta-feira (16), o deputado Hermano Morais (PV) fez pronunciamento na Assembleia Legislativa para expressar uma visão otimista sobre o desempenho socioeconômico do Rio Grande do Norte. O parlamentar destacou o crescimento do setor turístico e a liderança do estado no combate à insegurança alimentar na região Nordeste, reforçando seu compromisso com a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social, da qual é presidente pela terceira vez.

Em sua fala, Morais enfatizou a importância de criar condições para uma vida saudável e digna para a população, o que, segundo ele, passa por investimentos em educação, saúde, segurança e, sobretudo, em oportunidades no mercado de trabalho. O deputado ressaltou que, apesar das dificuldades inerentes, o estado potiguar vem apresentando um crescimento notável em diversos setores.

Um dos pontos altos mencionados foi o desempenho do turismo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor registrou crescimento em agosto, superando a média nacional. O Rio Grande do Norte alcançou o segundo melhor desempenho do Brasil, com uma expansão de 5,8% em relação a julho. O parlamentar atribuiu esse avanço à "estratégia acertada" de divulgação do estado em feiras nacionais e internacionais, bem como à ação integrada entre o governo e a iniciativa privada.

Outro indicador positivo destacado pelo deputado foi a redução da insegurança alimentar. Dados da PNAD Contínua 2025  (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), também divulgados pelo IBGE, revelaram que o Rio Grande do Norte possui o menor índice de insegurança alimentar do Nordeste. No estado, 70,6% dos domicílios encontram-se em situação de segurança alimentar. Embora cerca de 29,4% das residências potiguares (aproximadamente 371 mil lares) ainda enfrentem algum tipo de restrição no acesso a alimentos, o levantamento indica uma redução expressiva de 8,7% em relação a 2023, quando 33,7% das famílias estavam em situação de insegurança alimentar.

Hermano sublinhou que o RN lidera nesse quesito na região, à frente de estados como Ceará, Paraíba e Sergipe, pelo segundo ano consecutivo. Ele fez questão de reconhecer o trabalho da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), por suas políticas públicas de amparo, alimentação e pela rede de proteção social, que têm sido "fundamentais na superação da fome e da insegurança alimentar grave" no Nordeste.

Ao relacionar o crescimento do turismo com a geração de emprego e renda, o deputado conectou esses avanços às ações articuladas entre os governos federal, estadual e municipais para combater a pobreza. O parlamentar renovou sua confiança e otimismo no desenvolvimento do estado, reconhecendo o esforço do atual governo.

Como exemplo da "economia pujante" do RN, Hermano Morais citou a Festa do Boi, classificando a edição atual como "talvez a maior e melhor em 63 anos". Ele destacou a programação da ANORC, em parceria com o SEBRAE e a Secretaria da Agricultura, que vai além da exposição de animais e máquinas, oferecendo também palestras e conhecimentos de "alto nível, refletindo o crescimento do agronegócio potiguar", concluiu.

Álbum de fotos

Acesso Rápido