Pacto de enfrentamento à violência contra as mulheres

12/08/2009

A adesão do governo do Estado ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, ocorrida nesta quarta-feira, teve repercussão no plenário da Assembleia Legislativa em pronunciamento da deputada Márcia Maia-PSB. Ela disse que fazia questão de trazer o assunto pela importância que ele possui para todas as mulheres do Rio Grande do Norte. 'Quem teve a oportunidade de participar da solenidade que ocorreu no auditório da Governadoria, com a presença da governadora Wilma de Faria e da secretária especial de Políticas Para as Mulheres do governo federal, Nilcéia Freire e outras autoridade, viu que este é um pacto completamente diferente dos pactos que costumar ser firmados no nosso País. O pacto que a governadora Wilma assinou, na verdade, é algo concreto, tangível. Uma ferramenta que está viabilizando benefícios reais e imediatos para o Rio Grande do Norte', disse. De acordo com a deputada Márcia Maia serão repassados ao Estado benefícios da ordem de sete milhões de reais para viabilizarem a operacionalização de determinados projetos que qualifica como fundamentais, como essenciais para as mulheres potiguares. 'Tive a oportunidade de participar do nascedouro desse processo, quando há alguns meses participei de uma ampla reunião com técnicos do governo dói Estado e de vários municípios para discutir quais seriam os projetos prioritários para o Rio Grande do Norte na área da mulher. As discussões, desde aquele momento evoluíram e, felizmente, hoje, foram finalizadas com a garantia de que alguns projetos, de amplo alcance social, serão viabilizados no nosso Estado' afirmou. A deputada fez questão de destacar os recursos obtidos para ampliação e melhor estruturação do Programa Pró-Mulher, projeto idealizado pelo mandato dela e que tem por objetivo viabilizar a qualificação e a inserção de mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho. O programa, que hoje funciona apenas na Central do Trabalhador da Cidade da Esperança, brevemente vai ser expandido para todas as Centrais do Trabalhador do Estado, gerando oportunidade para que centenas de mulheres que deixam de denunciar seus agressores pela questão de dependência financeira possam encontrar uma garantia para tomar uma atitude cidadã, libertária e, emancipatória. O deputado Fernando Mineiro –PT, que também ocupou o Grande Expediente falou sobre o Pacto, o grito da terra Nordeste e a visita de Ministros do governo Lula ao Rio Grande do Norte trazendo investimentos importantes para o Estado. Já o deputado Leonardo Nogueira – DEM falou sobre a situação de dificuldade de várias prefeituras do interior por causa da crise internacional. Ele disse que os municípios estão com efeitos retardados em seus orçamentos que foram elaborados quando ainda não existia a crise. 'A saída da crise é responsabilidade de todos. Não podemos virar as costas nem tapar os ouvidos para o clamor dos prefeitos', disse.