Em Ceará-Mirim, ponto para a cidadania

18/06/2009

Uma grande ação de cidadania e responsabilidade social mobilizou a cidade de Ceará-Mirim nestas quarta e quinta-feira (17 e 18). A cidade recebeu a sétima edição da Assembléia Cidadã, que ofereceu prestação de serviços de assistência à saúde, educação, entretenimento e lazer à comunidade em geral. A estrutura do projeto, foi montada na Estação de Cultura, localizada ao lado da Estação Ferroviária. As ações, desenvolvidas pelas equipes de profissionais, formada por 70 voluntários, realizou desde o trabalho de recreação infantil até o atendimento médico para crianças e adultos, emissão de documentos, além de cortes de cabelo, oficinas de pintura e bijuterias e tenda do lazer com foco para a 3ª idade. Também foram oferecidas atividades extra –estrutura como o atendimento de adolescentes acima de 13 anos pela BENFAM e palestras anti-drogas através do programa PROERDI, da Polícia Militar. A sétima edição do projeto consolidou o sucesso alcançado nas edições anteriores. A comprovação está nos números expressivos de participantes e de ações de cidadania desenvolvidas junto à comunidade local. Para a coordenação do projeto, os resultados estão acima das expectativas. Foram realizados mais de 10 mil atendimentos em geral. Na área de educação, mais de 10 mil alunos de 20 escolas municipais aprenderam brincando em atividades como construção de brinquedos, teatro e oficina de artesanato. Durante o evento, as crianças também receberam cartilhas educativas, que orientam sobre alimentação adequada, a importância do voto e economia da água. O setor de ação social também contabiliza números positivos. Somente através do Instituto Técnico e Científico de Policia (ITEP) foram confeccionadas em média 800 carteiras de identidade. Em relação às emissões de Carteiras de Trabalho, a Secreteria de Justiça e Cidadania (SEJUC) contabilizou aproximadamente um total de 300 documentos. E ainda foram tiradas mais de 1.500 fotos 3x4. Na área de saúde, foram oferecidas orientações desde noções sobre saúde bucal até a realização de consultas médicas e pediátricas, com destaque para a prevenção de doenças como a diabetes e hipertensão. A grande novidade foi o atendimento de mastologia, voltado para a prevenção do câncer de mama. Também houve a distribuição de medicamentos com foco nas principais doenças que atingem o município. A coordenadora técnica do projeto, Joseli Gomes, fala do sucesso desta edição. ' Estamos muito felizes com o resultado. A expectativa foi atingida em termos de participação do município, mesmo com todas as limitações que a gente sabe que existe. Houve uma participação massiva da comunidade com destaque a grande presença das escolas, na educação infantil e fundamental', conclui a coordenadora. O projeto Assembléia Cidadã é realizado em parceria com várias organizações, como: Sesc, Senac, Banco Santander, ONG Bemfam e a Prefeitura de Ceará-Mirim. Assu é o próximo município a receber o projeto.