Parceria e cidadania prevalecem na Assembleia Itinerante

17/06/2009

Parceria e cidadania. Essas foram as palavras que prevaleceram na instalação da Assembléia Legislativa na cidade de Ceará Mirim, em mais uma edição do programa Assembleia Itinerante, na tarde desta quarta feira. Para um público bastante atento, o presidente do legislativo, deputado Robinson Faria manifestou o seu contentamento pela acolhida do povo da cidade e de outros municípios da região, que acompanharam a solenidade de abertura e a sessão plenária. 'Viemos aqui para estender a nossa mão. Fazer uma parceria cidadã. A gente agradece esse grande comparecimento, o que demonstra o espírito cidadão do povo desta cidade. Quero agradecer o empenho do prefeito Antônio Peixoto e à sociedade de Ceará Mirim pelo sentimento cooperativo', afirmou Robinson. O deputado disse que a partir da ação desenvolvida para aproximar o Legislativo do povo, a Assembléia se transformou no maior e melhor foro de debate dos assuntos de interesse do cidadão do Rio Grande do Norte. 'A nossa Casa se adequou ao Brasil de hoje. Muitos projetos foram implantados na nossa administração e eles vão permanecer, mesmo depois que deixar a presidência no próximo ano', disse. Em seguida o prefeito Antônio Peixoto manifestou a satisfação em receber a Assembleia Legislativa e o programa Assembleia Cidadã, que foi iniciado ontem naquela cidade e permanece durante toda esta quinta feira. 'Essa é uma grande oportunidade para a discussão dos problemas do município. Precisamos da parceria de todos os deputados para se chegar às soluções. Toda e qualquer ajuda é bem vinda pelo nosso povo', sentenciou. Em nome da governadora Wilma de Faria falou o secretário Raimundo Fernandes, destacando a parceria entre governo do Estado, Assembleia Legislativa e a prefeitura de Ceará Mirim para a resolução dos problemas do município. Logo após a cerimônia de instalação, Robinson Faria presidiu a sessão ordinária que discutiu e aprovou 15 projetos de lei de origem do Executivo e do próprio Legislativo e mais 37 projetos de reconhecimento de utilidade pública. No Grande Expediente os oradores foram os deputados Álvaro dias – PDT, Poty Júnior – PMDB e Fernando Mineiro – PT. Todos eles destacaram a importância da interiorização das ações do Legislativo. 'Uma iniciativa louvável do deputado Robinson Faria, pois muita gente não sabia qual é o papel do legislador', afirmou Álvaro. Poty Júnior enumerou as solicitações de benefícios para o município, encaminhadas por ele à Mesa Diretora do Legislativo. Fernando Mineiro falou do relatório sobre o Vale do Ceará Mirim, apresentado pelo então secretário do Governo, Henrique Castriciano de Souza, em primeiro de junho de 1907, que foi reproduzido pelo parlamentar e distribuído durante a sessão. Mineiro destacou um trecho do relatório que remete a 1853 quando Antonio Bernardo de Passo dizia à assembléia da Província 'o encanamento do rio Ceará-Mirim, em cujas margens se encontra terras mais frescas, de uma fertilidade quase fabulosa, é incontestavelmente a obra de maior importância em relação à prosperidade da Província'. - Quero mostrar que essa questão da drenagem do rio Ceará Mirim que se discute hoje como decisiva para o desenvolvimento do município era mostrada nesse relatório que estamos distribuindo,- concluiu Fernando Mineiro.