Assembléia sedia fórum sobre leitura literária no estado
09/06/2009
O auditório da Assembléia Legislativa foi palco, na manhã desta terça-feira (9), do Fórum Potiguar de Escolas Leitoras. O evento foi organizado pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), em parceria com a Assembléia, com o Instituto C&A e com a Secretaria Estadual de Educação. O auditório estava lotado. Prefeitos, secretários municipais, gestores de escolas, professores e alunos participaram dos debates sobre a promoção da leitura literária nas escolas públicas do Rio Grande do Norte.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria, é um grande parceiro do IDE. O Deputado é autor da Lei Estadual nº 9.169, de 15 de Janeiro de 2009, que dispõe sobre a criação da política estadual de promoção da leitura literária nas escolas públicas. Por meio desta lei, as escolas estaduais do RN foram obrigadas a instalar uma sala própria para a leitura literária dos alunos.
'Faz alguns meses que conheci de perto o trabalho do IDE. Desde o começo fiquei sensibilizado com as belas iniciativas realizadas pelo instituto e criei a lei de incentivo à leitura literária', disse Robinson, que completou: 'Queremos ser o agente de instrumentalização de novas e efetivas práticas na educação, visando garantir às crianças e aos jovens desta e das futuras gerações uma oportunidade definitiva de realização pessoal por meio da cultura e do ensino formal e profissionalizante'.
O objetivo do encontro realizado na AL foi fazer com que os gestores municipais também se engajassem na causa da promoção da leitura literária nas escolas públicas. 'A demanda foi bem maior do que nossas expectativas, e isso é ótimo porque mostra que as pessoas estão aderindo a este movimento em prol da leitura. A nossa compreensão é de que a melhoria da educação das escolas públicas passa pela realização de ações conjuntas e continuadas ', disse Claudia Santa Rosa, representante do IDE. O presidente da AL também se disse surpreso com o número de pessoas no auditório: 'Nunca vi esse auditório tão lotado', afirmou.
Representantes de aproximadamente 70 municípios participaram do encontro. O secretário de educação de Natal, Elias Nunes, prometeu apoio à leitura literária. 'Pouca leitura significa pouca escrita e pouca interpretação. Queremos que os nossos alunos sejam capazes de interpretar e propor idéias. Com uma lei será mais fácil envolver os municípios do RN', disse o secretário.
A formação de um Comitê Gestor para a prática do Plano Estadual de Leitura Literária, proposto pelo deputado Robinson Faria, também está em andamento e contribuirá com a difusão das políticas de leitura. O primeiro encontro do grupo está agendado para o próximo dia 16 de junho, na sede da Secretaria Estadual de Educação.
A programação do fórum contou ainda com palestras. Cláudia Santa Rosa e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Adriano Gomes, falaram sobre a importância da educação e da leitura na formação do cidadão. A partir de julho, o IDE vai realizar outros encontros como o desta terça-feira, em outras cidades do estado.
Assessoria de Imprensa da AL/RN
Para informações adicionais:
Lucas Mesquita
Tel: 84 9902.8751 - E.mail : lucasfdmesquita@gmail.com
Luciano Herbert
Tel: 84 9982.2927 - E.mail: luciano@lumiarnatal.com.br