13/10/2014
Alunos e professores dos cursos de línguas e de informática oferecidos pelo ILP neste semestre se despedem em clima de confraternização. Por mais de um mês, os participantes do Projeto Recomeçar (disponibilizado a pessoas da comunidade com idade superior a 50 anos) tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência que consideram “uma verdadeira injeção de ânimo”, como observou a aluna Maria do Socorro, do curso de inglês.
Num dos cursos encerrados – atualização em Língua Portuguesa- a aluna Gileude Peixoto assinalou a importância dessa matéria para o aprimoramento do conhecimento da gramática brasileira e das alterações implementadas a partir da novo Acordo Ortográfico firmado pelos países que têm a língua portuguesa como idioma. Segundo a aluna, “assim como nos preocupamos em estudar outras línguas, temos o dever de conhecer bem o nosso idioma, e esse curso é uma oportunidade para nos atualizarmos”.
Quanto aos professores, Rubens de Sousa (Língua Portuguesa) também destacou a necessidade da atualização proposta pelo ILP, “na medida em que proporciona ao aluno recordar o que já estudou e informar-se sobre as novas técnicas de redação, principalmente numa época em que essa matéria é tão exigida nos mais variados concursos”.
A maior demanda dos cursos de informática foi registrada na área de inclusão digital, oferecida aos participantes do Projeto Recomeçar. Segundo o professor Ivan Ilo, “ com as ferramentas colocadas à disposição, as pessoas sentem necessidade de saber manusear o computador, principalmente aquelas com mais idade e que desejam se comunicar com amigos e parentes. Eles são muito interessados e isso estimula o professor a se utilizar de técnicas que facilitem o aprendizado”.