Caicó sedia terceiro encontro do Instituto Legislativo Potiguar

23/03/2009

A cidade de Caicó recebeu na manhã de hoje o Instituto do Legislativo Potiguar, com a instalação do I Encontro do ILP com o Legislativo Municipal. Instalado no plenário da Câmara Municipal, o encontro foi aberto pelo deputado Vivaldo Costa, no ato representando o deputado Robinson Faria, presidente da Assembleia Legislativa, compondo ainda a mesa dos trabalhos o o presidente da Câmara, José Maria Queiroz, o vice-prefeito de Caicó, Gilberto Costa, e o diretor do ILP, professor Mizael Barreto. Ao saudar os mais de cem participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, presidentes da Câmaras Municipais e outros vereadores dos vinte e seis municípios que compõem a região Seridó, o deputado Vivaldo Costa assinalou o caráter 'empreendedor do presidente Robinson, um administrador de visão, que tem levado a Assembleia Legislativa a acompanhar a modernidade'. Em seguida, ressaltou os méritos da equipe escolhida pelo presidente para administrar o Instituto. Para o deputado, a instalação do Instituto do Legislativo demonstra que 'os administradores da Assembleia estão voltados para a valorização do parlamento, levando a possibilidade de capacitação e treinamento aos servidores das casas legislativas'. Citou os projetos Assembleia Itinerante, a Assembleia Cidadã e a Assembleia Cultural como metas alcançadas pelo 'presidente inovador que é Robinson Faria na condução do seu objetivo de aproximar o Parlamento Estadual da sociedade. O vice-prefeito Gilberto Costa, representante do prefeito Bibi Costa no evento, também assinalou a importância do Instituto do Legislativo Potiguar, destacando o caráter de modernidade a que se propõe o instituto, 'sobretudo porque indica que o parlamento se aparelha para acompanhar a modernidade do exigente cidadão de hoje' Conclamou os presidentes das Câmaras Municipais a participarem ativamente do processo, mobilizando seus servidores e buscando as possibilidades de parcerias. O presidente da Câmara de Vereadores, José Maria Queiroz, registrou sua alegria em ser 'anfitrião de um evento importante como o encontro do ILP com o legislativo municipal', e colocou-se à disposição para agilizar todas as providências com vistas ao funcionamento do instituto não somente na Câmara de Caicó, mas em todo o Seridó. O professor Mizael da Barreto fez em seguida a apresentação do ILP, colocando todo o conteúdo para uma plateia atenta aos objetivos, diretrizes e as possibilidades das parcerias do instituto com as casas legislativas municipais. O ILP tem como grande tarefa qualificar os servidores para o exercício profissional através de atividades de capacitação, atualização e treinamento, com ênfase nas funções e atribuições do parlamento- assinalou o professor . Os próximos encontros do ILP serão na cidade de Mossoró (dia 30 deste mês), e em Pau dos Ferros, dia 6 de abril.