Assembléia faz sua homenagem às mulheres

13/03/2009

Primeiro a discursar na Sessão Solene em homenagem à mulher, realizada nesta sexta-feira, 13, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado Robinson Faria disse que homenagear as mulheres no seu dia é um ato indispensável, quer seja por força da consciência do seu forte papel no seio familiar, como fomentadora e condutora dos destinos do mundo e das futuras gerações, quer pelo reconhecimento do imenso avanço econômico, social, profissional e pessoal nestes dois últimos séculos, apesar de toda uma longa história de dominação e primazia masculina. O plenário e galerias da Casa estavam lotados de familiares e amigos das homenageadas, além de autoridades e representantes dos governos municipal, estadual, da Câmara de Natal e de organizações não governamentais. A sessão foi uma iniciativa das deputadas Gesane Marinho, Larissa Rosado e Márcia Maia. Foram homenageadas pelas parlamentares a prefeita Micarla de Sousa, proposição da deputada Gesane Marinho; a beata Irmã Lindalva Justo (In Memorian), representada por sua mãe Maria Lúcia da Fé, iniciativa de Márcia Maia; e a diretora da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, Ana Clébia Nogueira Pinto de Medeiros. A prefeita de Natal também recebeu do deputado Robinson Faria, presidente da Casa, a Medalha do Mérito Social Deputada Maria do Céu Fernandes, instituída há dois anos e pela primeira vez entregue a uma ex-deputada. Com relação à sua homenageada, Robinson Faria disse que a prefeita era uma grande mulher, de alma nobre e encantadora, que com toda a certeza ficará na história e que já desponta como uma nova líder no Rio Grande do Norte. O presidente da Assembléia citou mulheres importantes do estado nas artes, literatura, música, saúde, educação e também as muitas vezes anônimas que desempenham relevantes trabalhos no campo social, como a irmã Irmã Ivanir Rodrigues, do Abrigo Juvino Barreto, Maria de Lourdes Ferreira, diretora do Centro de Atividade e Lazer da Melhor Idade e Maria Goretti Gusmão de Carvalho Vieira, voluntária e ex-presidente da Rede Feminina da Liga Norte-riograndense contra o câncer: 'Todas elas símbolos de abnegação e doação total. Mulheres que amam incondicionalmente a humanidade', disse o deputado. O deputado aproveitou a ocasião para anunciar proposições suas apresentadas esta semana, como a criação do Momento da Mulher, programa que será inserido na TV Assembléia e na futura FM Assembléia e a Semana de Saúde da Mulher, na qual haverá ênfase às ações de prevenção em ginecologia, obstetrícia e oncologia, visando à prevenção do câncer do colo do útero e das mamas, atendimento odontológico e de clínica geral, entre outros serviços, promovendo uma atenção integral. Deputadas Márcia Maia disse que a data era somente o aspecto mais visível a justificar a presença de todos ali, mas o mais importante era propor reflexões sobre o nível da mulher potiguar atualmente. A parlamentar falou principalmente sobre a Irmã Lindalva Justo, natural de Assu, que morreu aos 39 anos tragicamente assassinada com 44 facadas, no Abrigo Dom Pedro II. Gesane Marinho disse que nunca era demais lembrar o sacrifício que gerações passadas fizeram para que hoje todos pudéssemos estar comemorando esse dia: 'Quantas vozes não foram sufocadas e as mulheres oprimidas. Ainda há muito o que fazer para chegarmos à igualdade de gêneros'. A respeito da prefeita, a quem escolheu para homenagear, Gesane disse que 2008 havia sido o ano de Micarla, que enfrentou todas as forças tradicionais e conseguiu sua vitória, unindo corações e mentes em torno do seu projeto: 'Que ela continue quebrando paradigmas e deixando sua marca registrada para sempre', disse. A deputada anunciou que estará apresentando um projeto de lei para criação da Ouvidoria da Violência Contra a Mulher, que irá funcionar na Assembléia para atuar como mais um canal no recebimento e encaminhamento de denúncias, a exemplo do que já vem acontecendo em Pernambuco. Justificou seu projeto citando o dado de que o Rio Grande do Norte é o vice-líder no Nordeste no número de mortes violentas entre as mulheres: 'É importante que a gente saia das homenagens para fazer algo concreto', disse. Última das parlamentares a se pronunciar, Larissa Rosado disse que as mulheres não precisavam ter um mandato para lutar por seus direitos e ocupar o seu espaço. A deputada disse que escolheu Ana Clébia Nogueira Pinto de Medeiros pela sua garra e responsabilidade nos cuidados aos portadores de câncer em Mossoró e por grandes serviços prestados aos pacientes e à população mossoroense. Micarla de Sousa falou em nome de todas as homenageadas e centrou seu breve discurso dando exemplos na política, onde muito ainda falta para ser conquistado, com a grande predominância dos homens nos cargos eletivos. A prefeita disse que o RN era o único estado do Brasil a ter uma governadora e uma prefeita de capital e disse que não existe profissão que dignifique mais do que ser político: 'Gente de bem tem que estar na política, pois não existe outra forma de mudarmos as coisas. Que nas próximas eleições possamos eleger muito mais mulheres', disse.