Deputado diz que lideranças receberam pressões em eleições

12/03/2009

O deputado Getúlio Rêgo, líder do Democratas retomou ontem o assunto de pressão política da base do governo, nas eleições de 2006 e 2008, que havia levantado na terça-feira em aparte ao colega José Adécio. 'Em 2006 não houve um só prefeito da minha área que não tenha sido pressionado pelo governo. Oito candidatos a deputado da base governista tentaram tirar o voto de lideranças que me apoiaram na reeleição. Tenho depoimentos concretos de lideranças que resistiram às investidas', afirmou. Ele voltou a falar no caso do cheque reforma, que foi prometido em palanque num comício em Pau dos Ferros e no outro dia foi concretizado. Disse que já o restaurante Popular que também foi prometido em praça pública até hoje não chegou. 'Eu queria que o cheque reforma fosse distribuído este ano e não na véspera da eleição do próximo ano. O governo também devia fazer convênios com os municípios – como faz o governo federal – sem discriminar os prefeitos que não são da base de apoio à administração estadual. Em Pau dos Ferros havia um convênio entre a Prefeitura e a secretaria de Educação para o transporte escolar, no valor de R$ 5 mil, que não foi renovado. Foi feito outro convênio com uma empresa terceirizada no valor de R$ 20 mil', afirmou. Getúlio foi aparteado pelo líder da bancada do governo, deputado Antônio Jácome que disse não concordar com a prática da cooptação. 'Esse tipo de procedimento não é orientado pela governadora. Ela jamais alimentaria ações nesse sentido. Se alguém fez isso foi de forma isolada e voluntária', disse. Geração de empregos é abordada por Walter Alves A séria questão da empregabilidade e as perspectivas existentes no Rio Grande do Norte foram a base do pronunciamento feito pelo deputado Walter Alves em pronunciamento na tribuna do plenário. Ele disse que sempre recebe no gabinete de trabalho ou nas ruas, na capital e no interior pedidos de todas as formas, os mais emocionantes e verdadeiros possíveis, sempre apontando na mesma direção: a necessidade crescente do emprego. 'A preocupação da população é uma só: a geração de emprego para o jovem que quer iniciar a sua vida profissional. Para o pai de família que está desempregado, para a mulher trabalhadora que ainda sente dificuldade de engrossar as fileiras do mercado e até mesmo para os de mais idade, que não querem deixar de trabalhar para que possam ser úteis à sociedade', enfatizou. Ele disse que cabe ao governo incentivar, fomentar e impulsionar o chamado desenvolvimento integrado e sustentável de uma cidade, de um Estado, de uma região, de um País. Para isso é preciso investimento que transforme em renda e emprego todas as potencialidades que o Rio Grande do Norte tem e sabe que tem. 'São muitas as vertentes que podem ser aproveitadas e incentivadas, o que é – pasmem senhoras e senhores – inversamente proporcional ao que se pretende investir em 2009 e ao que se tem investido historicamente. Em 2008 o governo só conseguiu investir 4% de tudo o que arrecadou. É muito pouco, tendo em vista que nunca se arrecadou tanto', arrematou. Walter foi aparteado pela deputada Márcia Maia-PSB disse que a empregabilidade no Rio Grande do Norte avançou muito, mas ainda há muito que percorrer. Encerrando o grande expediente, o deputado Lavoisier Maia – PSB falou sobre o debate promovido pela Assembléia Legislativa sobre a transposição do rio São Francisco, destacando a importância dessa obra para o Nordeste.