Leilão para concessão do aeroporto de São Gonçalo é abordado em plenário

04/03/2009

A situação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante voltou ao Grande Expediente da sessão plenária da Assembléia Legislativa, em pronunciamento do deputado Poty Júnior-PMDB. Ele destacou a notícia que considerou auspiciosa, que foi a definição do mês de agosto como sendo o prazo para realização do leilão da concessão para a iniciativa privada, que irá definir o consórcio responsável pela conclusão da obra e operação do aeroporto. 'A definição ocorreu eu audiência no Rio de Janeiro entre o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho e a governadora Wilma de Faria. O presidente Luciano Coutinho se mostrou bastante confiante, apesar da crise, em virtude de já ter sido procurado por várias empresas de grande porte, nacionais e internacionais, interessadas em disputar a concessão do novo aeroporto internacional do Rio Grande do Norte', afirmou. O deputado disse ainda que algumas providências estão sendo adotadas até o lançamento do edital, como consultas públicas às minutas do edital e do contrato de concessão, bem como a análise prévia do Tribunal de Contas. 'É bom que se ressalte – continuou Poty Júnior – que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva interferiu diretamente para a realização e êxito da audiência entre o presidente do BNDES e a governadora Wilma de Faria, estipulando inclusive o ano de 2011 como prazo para o início do funcionamento do aeroporto'. O deputado do PMDB destacou ainda em seu pronunciamento a luta da classe política do Estado, com destaque, além da governadora, para os senadores Garibaldi Filho, José Agripino e Rosalba Ciarlini e os deputados da bancada federal, o vice-governador Iberê Ferreira, bem como os deputados estaduais sob a liderança do presidente da Casa, deputado Robinson Faria. Mineiro aborda questão da greve dos educadores Como segundo orador da sessão, o deputado Fernando Mineiro-PT abordou a greve dos professores do Estado. Declarou o seu apoio ao movimento e falou sobre as questões levaram os educadores à paralisação. Segundo o deputado está havendo um conflito entre a execução do Plano de Cargos Carreiras e Salários, que considerou uma vitória da categoria junto ao governo do Estado e a aplicação do mínimo para os professores estabelecido pelo Supremo Tribunal. A outra questão importante é a progressão horizontal e vertical da categoria. Fernando Mineiro propôs a formação de uma comissão de parlamentares para intermediar a greve entre os professores e o governo do Estado. A proposta do deputado foi acatada de imediato pelo deputado Robinson Faria, que logo após a sessão recebeu em companhia de Mineiro uma comissão dos grevistas que estava acompanhando a sessão. Ainda ocuparam o Grande Expediente os deputados Leonardo Nogueira – DEM e José Dias – PMDB. Leonardo parabenizou a iniciativa do governo do Estado pelo início do curso de Defesa Civil, que considerou de extrema importância, começando pelas regiões mais atingidas no inverno do ano passado, que segundo ele foram abandonadas pelos governos federal e estadual. José Dias comunicou a morte de Manoel Francisco Fernandes ex-presidente da Câmara de Alto do Rodrigues. Manoel Francisco era filho do primeiro prefeito do município e pai do atual prefeito.