Ex-ministro do STJ é homenageado pela Assembléia

11/12/2008

Por seus 43 anos de magistratura e pelos incontáveis serviços prestados ao Rio Grande do Norte, o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), José Augusto Delgado, recebeu da Assembléia Legislativa a Medalha do Mérito Legislativo José Augusto, em sessão solene realizada nesta quinta-feira (11), no Plenário Clóvis Motta. O homenageado começou sua carreira de juiz em 1965, na comarca de São Paulo do Potengi. Foi juiz federal e ministro do Tribunal Superior Eleitoral e do Superior Tribunal de Justiça, cargo que ocupou até junho deste ano, quando se aposentou da magistratura e recomeçou, depois de 43 anos, a trabalhar com a advocacia. O propositor da sessão de homenagem, deputado José Dias, discursou e falou da importância do Ministro Delgado para o estado: “É um prazer homenagear esse homem, que com competência, cultura e, sobretudo, honradez e humildade representa o RN. O Ministro sempre foi o mesmo homem simples, tanto em sua terra natal, São José do Campestre, como no STJ, sempre tratou a todos com justiça e igualdade”. Depois de receber a medalha das mãos do deputado José Dias, o jurista agradeceu a homenagem e falou sobre sua vida e carreira. “Minha vida é dividida em três ciclos: o primeiro de quando nasci até me tornar juiz; o segundo foi a minha carreira de magistrado até junho desse ano; e a terceira, que estou vivendo agora, como advogado. Agradeço a todos, pois essa homenagem vem para coroar toda a minha carreira”, declarou. O jurista ainda recebeu mais uma homenagem na sessão. Seu ex-aluno de direito administrativo, o presidente da AL, deputado Robinson Faria, o entregou a Placa de Homenagem da 59ª Legislatura, assinada por todos os deputados da casa. “Me sinto honrado em homenagear esse grande jurista”, disse Robinson, que revelou a rigidez do professor José Delgado. “Se formar em Direito era mais ou menos fácil, difícil mesmo era passar pelas disciplinas do grande professor Delgado, muita gente até tentava fugir dele”.