AL realiza Sessão Solene pelo o Dia do Marinheiro

07/12/2010

As galerias do Plenário da Assembleia Legislativa ficaram lotadas para uma sessão solene comemora o Dia do Marinheiro, que é celebrado no dia 13 de dezembro. O Presidente da Assembleia, deputado Robinson Faria, foi o autor da proposta, que também entregou o Título de Cidadão Norteriograndense ao Vice-Almirante Airton Teixeira Pinho Filho e ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Cesar Colmenero Lopes, Comandante e Chefe do Estado-Maior do Comando do 3º Distrito Naval.

O Presidente Robinson Faria destacou a importância da Marinha para o Brasil, por toda a dedicação, bravura e competência. O parlamentar lembrou que a Marinha ajudou muito o Rio de Janeiro neste momento de dificuldade, e lembrou de ações sociais da instituição. Sobre o Vice-Almirante Airton Teixeira Filho destacou que o reconhecimento profissional já aconteceu quando recebeu diversos títulos como o da Ordem do Mérito da Defesa, Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Aeronáutico, entre outros. O Presidente também destacou a atuação do Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Cesar Colmenero, que coordenou a tentativa de resgate aos destroços do avião que fazia o vôo 447, da Air France. “Vocês nos acolheram no coração, e agora vocês podem nos visitar não como estrangeiros, e sim como potiguares”.

O Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Cesar Colmenero agradeceu o Título emocionado, e disse que ainda mais especial é ser lembrado na mesma sessão que homenageia o Marques de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. “Tenho orgulho de ser da terra de Câmara Cascudo, Augusto Maranhão e Nísia Floresta”, disse emocionado. Já o Vice-Almirante Airton Teixeira relatou a importância da Marinha para o Brasil e para o Rio Grande do Norte, e descreveu o nosso litoral como uma “Amazônia Azul”. Hoje o mar protegido pela Marinha é nossa maior fonte riquezas, cerca de 85% do nosso petróleo é retirado do mar, e 95% do comercio exterior dependem da via marítima. No final ele agradeceu aos deputados pela lembrança: “obrigado Rio Grande do Norte e viva a Marinha do Brasil”.

A Sessão contou com as presenças de Oficiais e Praças da Marinha e de representantes do Exército e da Aeronáutica.  Os deputados Ricardo Motta (PMN), José Adécio (DEM) e Luiz Almir (PV) representaram os parlamentares que aprovaram as homenagens a unanimidade.