11/04/2016
Mais de 40 alunos do primeiro ano da Escola Estadual Castro Alves, no bairro de Nova Descoberta - Natal RN, receberam hoje (11/04) a equipe do Projeto Poder da Cidadania, promovido pela Assembleia RN, por meio da Escola da Assembleia.
“É um grande prazer receber a Escola da Assembleia, com esse projeto O Poder da Cidadania, que vem acrescentar muito mais à educação dos nossos jovens. Nossa expectativa é grande! Temos 640 alunos na nossa escola e selecionamos uma turma de primeiro ano matutino e duas de primeiro ano vespertino para participar dessa primeira etapa do projeto”, informou o diretor da Escola castro Alves, Tarso Vinicius.
O projeto é voltado para alunos da rede pública de ensino e vai trabalhar a busca da identidade e auto-estima enquanto cidadãos. O trabalho envolve equipe interdisciplinar composta por filósofo, engenheiro, psicóloga, arte terapeuta, pedagoga e com a participação efetiva do músico Carlos Zens que estará à frente das oficinas de música.
“Esse projeto é uma parceria da Assembleia Legislativa com escolas públicas e é voltado para a educação cidadã de adolescentes”, explicou o professor Mário Emerenciano, um dos colaboradores do projeto e palestrante, que está apresentando aos estudantes o tema ‘Nascemos vitoriosos e temos que continuar vitoriosos’.
“A Assembleia Legislativa e a Escola da Assembleia estão dando o ponta pé inicial nesse projeto Poder da Cidadania com o objetivo de despertar a auto-estima e trazer à tona essas consciência para a juventude norteriograndense. É muito salutar que a ALRN e a Escola tenha a oportunidade de sair dos seus domínios e a casa do Povo venha aonde o povo está”, avaliou o professor Plínio Anderson.
“Esse é um projeto piloto que visa aproximar a Assembleia Legislativa dos estudantes da rede pública de ensino. Estamos iniciando com quatro escolas aqui em Natal, São José de Mipibu e Parnamirim. Esperamos avaliar o projeto nos próximos 30 dias e fazer com que trabalho projeto seja um projeto oficial da Assembleia Legislativa, por meio da Escola da Assembleia”, informou o diretor geral da Escola da Assembleia, Carlos Russo.
A programação desta semana continua. O projeto volta à escola Castro Alves nesta terça (12); Na quarta e quinta (13 e 14/04) estará em São José de Mipibu (Escolas Francisco Barbosa e Clóris trigueiro); e na sexta será em Parnamirim, na Escola Presidente Roosevelt. No sábado (16), a programação terá espetáculos e apresentações culturais na sede da própria Escola da Assembleia, a partir das 9h.