14/04/2016
“Esse projeto é maravilhoso! Uma porta se abriu em minha vida e ganhei a confiança que estava presa dentro de mim”. O depoimento da estudante Amanda Eloiza, 16 anos, resume o que foi terceiro dia de trabalho do Projeto Poder da Cidadania. A receptividade dos jovens atendidos tem chamado a atenção da equipe da Escola da Assembleia, que esteve nessa quarta desenvolvendo suas atividades no município de São José de Mipibu.
“É um projeto de grande relevância e abrangência. Faz despertar nos jovens alunos, a importância que cada um deles tem, enquanto seres humanos e cidadãos, e o que de útil pode ser compartilhado junto à sociedade”, disse Ricardo César Oliveira, vice-diretor da escola Francisco Barbosa.
O Projeto Poder da cidadania esteve presente em duas escolas no município de São José de Mipibu: Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, interagindo com alunos do 2º ano do ensino médio; e Escola Municipal Clóris Trigueiro, onde trabalhou com estudantes do 9º ano fundamental.
Por toda a manhã, a equipe interdisciplinar do projeto desenvolveu atividades variadas (palestra, leitura de texto, música e teatro) com o objetivo de despertar nos alunos a autoestima, a vontade de ser um cidadão mais participativo na comunidade em que vivem e o, natural, poder de decisão que existe no interior de cada um deles.
“Esse projeto é um instrumento fortíssimo para a formação desses jovens e para a qualidade de vida deles. Só posso agradecer à Assembleia Legislativa e à Escola da Assembleia por terem escolhido São José de Mipibu. E reafirmo que estaremos, sempre, de portas abertas para recebê-los”, agradeceu o prefeito de São José de Mipibu Arlindo Dantas.
À tarde, os alunos da Escola Municipal Professora Clóris Trigueiro – zona rural da cidade, receberam as atividades de “O Poder da Cidadania”. Na abertura dos trabalhos, o diretor da Escola da Assembleia, Carlos Russo, ressaltou a presença da primeira escola municipal a participar do projeto. “Agradeço e enalteço a ação da Câmara Municipal de São José de Mipibu por, juntamente com a prefeitura, em nos disponibilizar a Escola Clóris Trigueiro, primeira unidade municipal de ensino inserida no nosso projeto O Poder da Cidadania”.
Para finalizar, Russo destacou que a ida da Escola da Assembleia às comunidades menos favorecidas do interior do RN é a possibilidade concreta de ações cidadãs contínuas, sugeridas pelo próprio presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza.
“A recomendação do presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ezequiel de Souza, é para que a educação seja prioridade. Tais ações recomendadas nos estimulam bastante. Desse modo, a cidadania se ampliará pelas comunidades do interior do Estado. Mas nada disso seria possível sem os convênios com as câmaras de vereadores, o que aproxima e solidifica a relação entre os poderes legislativos estadual e municipal”, finalizou Russo.