21/09/2016
O deputado Hermano Morais (PMDB) falou durante sessão ordinária desta quarta-feira (21), sobre a aprovação da Medida Provisória (MP) que beneficia pequenos agricultores das áreas das superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Amazônia (Sudam) com descontos para quitação ou renegociação das dívidas até 29 de dezembro de 2017. A MP foi aprovada ontem (20) pelo Senado.
“É preciso reconhecer o esforço da bancada federal para amenizar os efeitos da seca no Nordeste. Os pequenos agricultores estão endividados e não têm como produzir, nem honrar os compromissos junto à rede bancária”, disse o parlamentar.
Hermano Morais destacou que a proposta, que agora segue para a sanção presidencial, deve beneficiar agricultores atingidos pela forte estiagem dos últimos anos. Os benefícios valerão para liquidação de dívidas contraídas até 31 de dezembro de 2011 com o Banco do Nordeste (BNB) ou com o Banco da Amazônia (Basa). Os descontos aplicados variam de 15% a 95% e de 10% a 85%, respectivamente. “É importante destacar também a participação do senador Garibaldi Alves Filho que tem se dedicado e demonstrado preocupação com o produtor rural”.
O parlamentar falou ainda sobre a necessidade de revitalização da cajucultura no Rio Grande do Norte. “Em virtude da seca prolongada e da Mosca Branca, que atinge diretamente os cajucultores, o setor tem vivido uma crise, com risco até de ser extinto. É preciso que haja incentivo e ações para revitalizar esse cultivo, que movimenta a economia, gerando emprego e renda e ainda é um item importante na pauta de exportação do Estado”, afirmou Hermano.
Expofruit
O deputado Hermano Morais registrou que vai representar a Assembleia Legislativa na Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit). Evento acontece de 21 a 23 de setembro, no Expocenter/UFERSA, em Mossoró, com a expectativa de movimentar R$ 40 milhões e de receber um público de cerca de 15 mil pessoas nos três dias da feira.
Álbum de fotos