23/11/2017
A necessidade de mais investimentos no programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), anteriormente denominado Programa Saúde da Família (PSF), foi o principal destaque no pronunciamento do deputado Vivaldo Costa (PROS) durante a sessão plenária desta quinta-feira (23). O deputado defende que o bom funcionamento do programa evita a superlotação nos hospitais. Ele também anunciou que dia 5 de dezembro a Assembleia irá homenagear médicos do Estado, em sessão solene proposta por seu mandato.
“Os hospitais regionais estão precisando de recursos para que possam atender mais dignamente a população e esse é um grande programa, de assistência básica e os prefeitos precisam entender que um investimento mínimo é necessário para potencializar o que já vem sendo feito para os hospitais”, afirmou o deputado.
Vivaldo Costa lamentou pelas dificuldades por que passam hospitais regionais como o de Currais Novos “que presta grande serviço à população e toda a região”.
O deputado argumentou que o Estratégia de Saúde da Família, por esta presente na maioria dos municípios, tem uma equipe “formidável de médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e agentes de endemias que precisa funcionar a contento”.
Na sua avaliação, o ESF não está dando as respostas esperadas por falta de incentivos. “Com o programa funcionando, haverá necessidade bem menor de internamentos e meu apelo é para que todos os prefeitos passem a valorizar, inclusive até politicamente, para que seja prestado um bom serviço e a população se sinta satisfeita”, disse.
DNOCS
Em aparte, o deputado Tomba Farias (PSB) alertou para que o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) tome providências urgentes com relação aos açudes de Santa Cruz e região.