Ricardo Motta recebe empresarios alemaes

11/07/2011

Uma comitivade empresários alemães interessados em investir na produção de energiaalternativa no Rio Grande do Norte foi recebida pelo presidente da ALRN, deputadoRicardo Motta (PMN) na manhã desta segunda-feira, 11. Eles estavam acompanhadosdo presidente da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB/RN), Roberto Coelho,que também é vice presidente da OCB nacional e do prefeito de Furth im Wald,Johannes Müller.

O grupoestá no Estado atendendo a convite do presidente da Assembleia, por meio daAgência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social, presidida pelopotiguar Roberto Coelho.

Ricardo Motta falou sobre aspotencialidades do Estado para gerar energia eólica e termo solar e dos seusprojetos para o cooperativismo. O presidente da Assembleia recentementerelançou a Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop) e no dia 25 de agostopróximo irá realizar audiência pública sobre o novo modelo energético, com apresença de autoridades do Ministério das Minas e Energia e de empresários dosetor.

Após a brevereunião no gabinete da Presidência, eles conheceram as instalações da Casa. Acomitiva está em Natal desde sexta-feira passada (8) e veio ao Estado paraconhecer projetos de energias renováveis, mantendo contatos empresariais epolíticos e conhecendo locais de possíveis investimentos para firmar parcerias.No Rio Grande do Norte as cooperativas que hoje atuam como distribuidoras deenergia pretendem ser produtoras de energia solar e termo solar. A Alemanhaoferece tecnologia de ponta na fabricação do maquinário.

Domingo,eles estiveram em Pedro Velho, onde houve a cerimônia deassinatura do Acordo de Cooperação Mútua entre o município e Furth im Wald, comentrega do título de cidadão honorário ao prefeito Johannes Müller. A parceriaproporcionará, num primeiro momento, o intercâmbio de estudantes e deprofissionais. À tarde eles terão reunião na Fiern e em seguida com agovernadora Rosalba Ciarlini.