14/05/2018
As inúmeras demandas que recaem sobre o Estado, na atualidade, colocam em foco a capacidade das burocracias governamentais, em distintas esferas de governo, de lidarem com uma complexidade cada vez maior das demandas, recursos escassos, multiplicidade de atores, diversidade de controles e exigências crescentes de qualidade dos serviços públicos pelos cidadãos. Assim, nas diferentes etapas do processo de tomadas de decisão - formula- ção, execução e avaliação das políticas públicas tornaram-se recorrentes as discussões sobre a capacidade institucional de gestão, analisada na perspectiva de ações coordenadas pela burocracia governamental, para produzir determinados resultados em ambientes de grande pressão por entregas de bens e serviços que atendam às demandas dos cidadãos com qualidade e agilidade. Assim o objetivo deste evento é refletir sobre o processo de construção das capacidades institucionais de gestão na administração pública tendo como foco os seguintes temas: limites e possibilidades de profissionalização da burocracia pública; os laboratórios de inovação para melhoria da gestão pública; os dilemas e limites da gestão pública na atualidade. Nessa perspectiva, no evento se constitui um espaço de debate sobre os caminhos a serem trilhados para dotar o Estado de maior capacidade para implementação de políticas públicas ao tempo que procura incentivar a cooperação com os professores e profissionais convidados, fomentar redes de intercâmbios com outras instituições e consolidar o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP) como referência na área da gestão pública.
Programação
15h30 Mesa Redonda Os desafios da profissionalização da burocracia Palestrantes: Pedro Luiz Costa Cavalcante (Coordenador de Estudos e Políticas de Estado e Democracia - IPEA) e Natália Massaco Koga (ENAP) Mediador: Prof. Richard Medeiros (PPGP/UFRN)
Local: Auditório do Curso de Ciências Contábeis – Sala H2 – Setor V
19h30 Cerimônia de abertura
20h Conferência
Construindo capacidades institucionais de gestão na Administração Pública: limites e possibilidades
Conferencista: Alexandre de Avila Gomide (Diretor de Estudos e Políticas do Estado, Instituições e Democracia - IPEA)
Local: Auditório do NEPSA I
9h30 Mesa Redonda
Laboratórios de Governo e Inovação na Gestão Pública
Palestrantes: Marco Bruno Miranda Clementino (Diretor do Foro da Justiça Federal no Rio Grande do Norte e do i.9 JFRN, Laboratório de Inovação da JFRN) e Daniela Coimbra Swiatek (Coordenadora do Laboratório de Inovação em Mobilidade - Prefeitura de São Paulo) Mediador: Prof. Hironobu Sano (PPGP/ PPGA/UFRN)
Local: Auditório do NEPSA I
15h30 Conferência de Encerramento
Novos dilemas e alternativas para a Gestão Pública Conferencista: João Mendes da Rocha Neto (Professor do Programa de Pós-graduação em Administração - UNB, Escola Nacional de Administração Pública)
Local: Auditório do NEPSA I
Inscrições
As inscrições serão realizadas com o comprovante de inscrição no Seminário de Pesquisa até o dia 10 de maio de 2018. Local de inscrição: Secretaria do 23º Seminário de Pesquisa (sala da Revista – NEPSA 2). Importante: As vagas são limita - das em função da capacidade do Auditório.
Informações:
www.seminario.ccsa.ufrn.br ou (84) 3215.3863.