06/06/2018
“A Capacitação no Âmbito do Poder Legislativo”, a partir do exemplo da gestão 2015-2018 da Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte, foi tema de uma das palestras mais aguardadas no II Encontro Federal de Administração Integral Parlamentaria, realizado nos dias 31 de maio e 01 de junho na cidade de La Rioja, na Argentina.
A apresentação realizada pelo diretor da Escola da Assembleia e vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e Prof. Ms. Carlos Eduardo Artioli Russo, causou grande impacto entre os participantes do encontro, com os mais de 300 presentes que lotaram o auditório central do Paseo Cultural Pedro Ignacio de Castro Barros – local onde o evento foi realizado – tornando o Rio Grande do Norte exemplo internacional.
O evento contou ainda com a presença o chefe do Bloco Justicialista Marcelo del Moral e de deputados locais Juan Ramón Romero, Ricardo Herrera, Renzo Castro, Antonio Godoy, Gabriela Amoroso, Florencio Bazán y Raúl Andalor, além de palestrantes de destaque internacional, como Domingo Mazza, Diretor de Publicação do Senado da Nação Argentina, Mônica Moreno, diretora de Recursos Humanos do Congresso de Deputados da Espanha entre outros.
O case potiguar foi bastante elogiado por representantes argentinos, que aplaudiram a apresentação. Ao fim da explanação, Carlos Russo foi parabenizado pelos representantes do Legislativo Argentino, inclusive sendo convidado pelo Presidente da Associação de Administração Legislativa da República Argentina, Mario Nitti, para aprofundar a temática no próximo encontro do legislativo argentino previsto para a cidade de Tierra del Fuego no mês de março de 2019. Mario acrescentou que "quando Carlos descreve a forma que a Escola da Assembleia realiza seus planejamentos de capacitações aos servidores legislativos, isso se torna uma referência para se implementar nas Casas Legislativas Argentinas" e acrescenta que "a notória experiência em capacitação legislativa foi o que nos impulsionou a convidá-lo para agregar conhecimento ao nosso encontro federal".
A Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que na Gestão do presidente Ezequiel Ferreira, já inspirou reformulações em Escolas do Legislativo de outros estados brasileiros, bem como serviu de referência para a criação da Escola do Legislativo do Tocantins, em agosto de 2017, passou a ser referência também ao Legislativo da República da Argentina.