Encontro Regional Interlegis integra programação do Colóquio Legislativo da EA

07/06/2018

Cumprindo a missão de modernizar o Poder Legislativo Brasileiro, a Interlegis, realiza o Encontro Regional, que será sediado nos próximos dias 18 a 21 de junho, na Câmara Municipal de Natal, em Natal. A Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte participa apoiando o evento dentro do I Fórum Acadêmico da instituição que estará acontecendo no mesmo período.

O evento vai tratar do novo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa Interlegis que facilita a atividade de parlamentares e servidores. Com a colaboração de desenvolvedores de vários pontos do país, o SAPL foi totalmente reescrito utilizando uma tecnologia mais moderna, ágil e dinâmica, o que tornou o sistema mais leve e fácil de usar.

A oficina, que será ministrada pelo instrutor, Adalberto Oliveira, foi desenvolvida para informatizar o processo legislativo – da inserção de dados sobre tramitação de propostas até a organização e acompanhamento de plenárias.

Além das funcionalidades já existentes, o novo SAPL ganhou duas grandes inovações: o Painel Eletrônico e os Textos Articulados. E são novidades que trarão muitos benefícios às casas legislativas e principalmente aos cidadãos.

Dessa forma, será apresentado como o Painel Eletrônico se mostra uma importante ferramenta de controle, comunicação e transparência nas sessões plenárias. Orienta a mesa e os parlamentares no decorrer da sessão e proporciona aos cidadãos que estiverem acompanhando a reunião uma melhor compreensão do que está em discussão e de como estão votando seus representantes.

Facilita também os trabalhos da mesa quanto ao encaminhamento das votações e no controle de tempo dos parlamentares durante seus discursos, apartes e questões de ordem.

Já os Textos Articulados são uma nova forma para se cadastrar o texto de proposições, matérias legislativas ou normas jurídicas.

Utilizando essa funcionalidade, é possível fazer vinculações entre partes de tais documentos, como, por exemplo, quando uma norma jurídica revoga ou altera um parágrafo ou artigo de outra norma que a antecedeu. A partir de tais vinculações, o sistema monta uma linha do tempo na norma original, exibindo suas diferentes versões no decorrer do tempo, possibilitando recuperar com precisão qual era o texto vigente em determinado momento.

Os interessados podem se inscrever no site: www.interlegis.leg.br. As aulas acontecerão das 9h às 18h, e terá carga-horária de 30 horas-aula. Mais informações: (61) 3303-3221.